segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gestão e tecnologia: Senai premia projetos e produtos em concurso de inovação


Dois projetos paulistas ficaram com o primeiro lugar na edição 2012 do Inova Senai, programa em que alunos, docentes, técnicos e consultores da organização em todo o país inscrevem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia que tenham alinhamento com interesses e necessidades da indústria.

Grupo da Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, vencedor pelo voto popular (Foto Everton Amaro)

O grupo da Escola Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini , de Campinas, vencedor na categoria voto popular. Foto: Everton Amaro

Os projetos paulistas vencedores são: Petit Gateau de Café com Leite, de alunos e docentes da Escola Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbin, de Campinas, mais bem colocado na Votação Popular; e Entalhe Automatizado para Instalação de Fechaduras em Portas de Madeira, de alunos e docentes da Escola Gaspar Ricardo Júnior, de Sorocaba, primeiro lugar na categoria Produto Inovador.

Na categoria Serviço Inovador, única a distribuir prêmio em dinheiro, venceu o projeto Certificação ambiental de edifícios, do Senai do Espírito Santo, que receberá R$ 300 mil em incentivos para a implantação. Nas outras duas categorias, Produto Inovador e Processo Inovador, esta vencida pelo Simulador Didático de Soldagem Industrial TIG e MIG/MAG, de Alagoas, cada integrante das equipes que ficaram nos três primeiros lugares ganharam equipamentos eletrônicos – notebooks (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartphone (3º lugar).

Ao todo, 50 projetos de 15 departamentos regionais do Senai concorreram. Os competidores foram premiados ainda com medalhas e troféus em cerimônia no sábado (17/11/2012), no hotel Holiday Inn, anexo ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde se realiza a 7ª Olimpíada do Conhecimento.

Classificação final das categorias:

Processo Inovador:
1 Simulador Didático de Soldagem Industrial TIG e MIG/MAG – AL
2 Resíduo de Pó de Rocha para Coagulação no Tratamento de Efluentes industriais – PR
3 Estudo de Aplicação do Biogás gerado em Curtumes, no Ambiente Urbano – RS

Produto Inovador:
1 Entalhe Automatizado para Instalação de Fechaduras em Portas de Madeira – SP
2 Elaboração de Queijo tipo Petit Suisse a partir de Proteínas do Soro de Leite – SC
3 Espectrofotômetro Portátil com LED RGB para Análises Químicas e Biológicas – SC

Serviço Inovador:
1 Certificação Ambiental de Edifícios – ES
2 Plataforma WEB 2.0 para Projetos de Crowdsourcing – PR
3 Estudo Quantitativo da Poluição Atmosférica em Curtumes – RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário