terça-feira, 20 de março de 2012

Tecnologia em logística: empresas aumentam produtividade em 87% com consultoria do Senai

A solução pode estar em repensar todo o processo produtivo, com atenção a detalhes que representem sangria de recursos ou em programa de treinamento dos colaboradores. Resultados como a redução em 77% do tempo de produção ou aumento de produtividade em 87% foram alcançados por indústrias catarinenses a partir de consultorias prestados pelo Programa Senai de Logística. O tema foi pauta da reunião da Câmara de Transporte e Logística do Sistema Fiesc, em Florianópolis, na última quarta (14/3).

Plataforma didática de logística do Senai de Itajaí (Foto Ivonei Fazzioni)

O diretor do Senai de Itajaí, Marcos Hollerweger, explicou que o programa está baseado na capacitação de pessoas, proposta pedagógica, adequação e ampliação de laboratórios, plataformas tecnológicas e na parceria estratégica com o Instituto de Fluxo de Materiais (IML) da Sociedade Fraunhofer, de Dortmund, Alemanha.

O programa, que deve resultar na criação do Instituto Senai de Tecnologia em Logística, em Itajaí, atua com ações de educação profissional e de serviços de consultoria em quatro plataformas tecnológicas de suprimentos (dimensionamento, planejamento, controle de estoques, movimentação e armazenagem); produção (manufatura enxuta e kanban, planejamento integrado da produção); distribuição (modelagem, estudos de soluções) e logística sustentável (logística reversa, combustíveis alternativos, porto sem papel, lean office e lean manufacturing, horários e roteiros alternativos, etc.).

Além de citar resultados alcançados em consultorias de logística da produção e lean manucfaturing em indústrias catarinenses, o diretor salientou que o programa conta com o apoio do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, para capacitação e intercâmbio de profissionais, desenvolvimento de recursos didáticos e captação de recursos. Hollerweger ainda anunciou a realização, em 16 de maio próximo, em Itajaí, do Workshop Internacional de Logística, que reunirá especialistas de diversos países.

Para o presidente da Câmara de Transporte e Logística do Sistema Fiesc, Mario Cezar Aguiar, "é relevante que cada vez mais indústrias conheçam o programa, que ajuda a elevar a competitividade do setor". Mais informações sobre a consultoria do Senai-SC: 0800 48 1212. Para saber mais ou contratar soluções da Rede Senai de Logística fale com Germana Zapata, pelo 61 3317-9928, ou acesse www.senai.br/logistica.
Reportagem de Ivonei Fazzioni/Sistema Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário