quinta-feira, 15 de março de 2012

Tecnologia nas confecções: Pequenas e microempresas aprendem a criar roupas via computador

O Senai de Mato Grosso do Sul, o Sebrae-MS e a Finep estão ensinado empresários e profissionais de moda a desenvolver produtos. O projeto leva inovação a pequenas e microempresas do Arranjo Produtivo Local Nova Costura MS, por meio do curso de modelagem aplicada ao sistema CAD Vestuário (design assistido por computador).

O curso está sendo ministrado por Ivaniria Guimarães Souza, do Senai de Jaraguá do Sul, de Santa Catarina, desde 27 de fevereiro e vai até 31 de março, com 80 horas de duração. Em Dourados, a turma é formada por 12 pessoas, de 9 empresas, enquanto em Naviraí e em Nova Andradina as aulas reúnem, em cada cidade, sete pessoas de quatro empresas.

Exemplo de criação de modelagem no computador (Foto Divulgação)

A instrutora aborda temas como criação de moldes no computador, variações de modelos, digitalização, graduação, encaixe e plotagem computadorizado. “Esse projeto é de suma importância, tanto para a empresa quanto para a cidade, pois prepara o profissional para o mercado, gerando mais emprego e rapidez na produção."

Para a supervisora da área do vestuário do CetecSenai de Dourados, Tatiane Forti, o curso é uma excelente oportunidade de introduzir inovação tecnológica às empresa. O CAD possibilita melhoria do processo produtivo e economia de tempo e dinheiro com a diminuição do desperdício de tecido.

Para a aluna e empresária Célia Pardo, proprietária da loja Fwe Baby & Kids, o curso contribui para o crescimento do setor de confecção, oferecendo meios para redução de custos. “Com o Senai ofertando isso, fica mais fácil. Está sendo de grande valia, colaborando com o crescimento profissional e financeiro do município e região."


Nenhum comentário:

Postar um comentário