sábado, 10 de março de 2012

Mercado de trabalho: Senai e UPP da Providência qualificam cozinheiros industriais

Ferreira tomou gosto e quer
continuar se especializando
(Foto Sistema Firjan)
Da turma de 38 novos cozinheiros qualificados pelo Senai do Rio de Janeiro no Morro da Providência, dois já estão contratados pela Masan e 14 foram aprovados em processo seletivo da empresa prestadora de serviços na área de alimentos. Na profissão, eles são responsáveis por elaborar lanches e refeições em cozinhas industriais, dentro dos padrões de segurança alimentar estabelecidos.

O curso foi ministrado a partir de agosto de 2011, dentro do programa social SESI Cidadania. A iniciativa de formar moradores da comunidade, que hoje conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), contou com as parcerias das empresas Masan e Iesa e da obra social Rio Solidário.

Para o novo cozinheiro Gilmar Teixeira Ferreira, de 28 anos, o curso abriu portas e o emprego já é realidade. “Hoje tenho uma profissão e um emprego. Descobri no curso que gostava de cozinha e agora quero trabalhar nessa área. Mas quero continuar estudando”, disse Gilmar, que já está contratado pela Masan.

Assim como Gilmar, mais 40 pessoas poderão ser beneficiadas pelo curso de cozinheiro industrial do Senai e terem a oportunidade de conquistar suas vagas no concorrido mercado de trabalho. Moradores da Providência com mais de 18 anos poderão se inscrever a partir deste segunda (12/3). Os candidatos também deverão estar cursando ou ter completado o sexto ano do ensino fundamental.

As matrículas serão por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone 0800-0231231.

De acordo com o Sistema Firjan, a área de alimentos emprega mais de 200 mil trabalhadores no estado. E, em virtude dos megaeventos esportivos que acontecerão no país nos próximos anos, houve aumento na procura por profissionais dos segmentos de panificação, confeitaria e cozinha. Esse crescimento se deve também ao aumento do consumo interno e das exportações.

Participaram da festa de formatura a vice-presidente do Rio Solidário, Vânia Bonelli; a gerente de Projetos do Rio Solidário, Rita Paes; a diretora de Marketing e Vendas da Masan, Adriana Pinto; o gerente Administrativo e Financeiro da Iesa, João Carlos Moreira; o comandante da UPP, Capitão Glauco; o coordenador do SESI Cidadania na UPP da Providência, José Humberto Chaves; e a diretora regional do Senai-RJ e superintendente do Sesi-RJ, Maria Lúcia Telles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário