quinta-feira, 1 de março de 2012

Inverno 2013: Paraná Business Collection ganha mais uma edição

A partir deste ano, o Paraná Business Collection (PBC) terá duas edições, as deste ano ocorrerão de 26 a 30 de junho e de 6 a 10 de novembro. Realizado pelo sistema Fiep, via Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil do Paraná, e Sebrae-PR, o PBC está entre os principais eventos do calendário brasileiro da moda.

Hildo Paulino Fabri (centro), aluno do Senai-PR, venceu a
última edição do Prêmio João Turin (Foto Rogério Theodorovy)


“Em suas cinco primeiras edições, o PBC consolidou o Paraná como produtor de moda e um dos principais polos da indústria do vestuário do país. A expansão do evento, com a realização de duas edições ao ano, alinhadas ao calendário nacional da moda, ampliará ainda mais as possibilidades para que os empresários paranaenses apresentem a qualidade de sua produção aos compradores de todo o Brasil”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

A mudança deve-se a uma nova estratégia dos realizadores de ampliar o PBC e consolidá-lo, ainda mais, no cenário nacional e internacional. Também faz parte da proposta a abertura do evento para marcas de outros estados. Com as edições verão e de inverno, a agenda de 2012 inclui a realização do Showroom de Negócios apenas na edição de novembro, destacando, assim, o estado como produtor de moda Inverno.

Para o produtor Paulo Martins, um dos coordenadores do evento, o alinhamento do PBC ao calendário brasileiro, com duas edições anuais também favorece a promoção de novos estilistas com uma dupla visibilidade. “Por meio da amostra Ideia Moda, designers criativos, que estão dando os primeiros passos no mercado, lançam coleções. Uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo nesses novos estilistas e a troca de experiência entre eles e os mais diversos setores da indústria da confecção. Experiência importantíssima pelas perspectivas que se abrem a partir da economia criativa, o principal pilar da evolução do mercado da moda atual.” O PBC continuará sendo promovido no Centro de Convenções Fiep, em Curitiba.

O IX Prêmio João Turin – Promoção que faz parte da programação paralela do VI Paraná Business Collection, tem como tema Pincéis e Carretéis. Além de pintores paranaenses, também servem de inspiração aos participantes artistas que não nasceram no estado, mas imprimiram a cultura paranaense em seus quadros. Os estudantes selecionados apresentarão suas criações em um desfile temático, no último dia do evento dedicado ao verão, 26 de junho, quando será conhecido o grande vencedor.

Desde sua primeira edição em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda tem como objetivo se transformar em uma importante expressão da cultura paranaense através da moda. O concurso busca estimular a pesquisa em temas da cultura estadual, incentivar e detectar novos talentos para o mercado da moda. Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o prêmio é dedicado aos estudantes de cursos técnicos, de graduação ou especialização em Moda, Estilismo e Design, matriculados em instituições do Paraná.

A inspiração para a concepção do Prêmio João Turin está em um dos principais nomes integrantes do Paranismo, movimento que buscava criar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná. Além disso, João Turin, um dos mais destacados artistas plásticos do Estado, desenhou trajes e acessórios inspirados na forma e na textura do pinheiro e do pinhão. Iniciativa que o credencia como precursor do design de moda no Paraná.

Veja o calendário e eventos paralelos do Paraná Business Collection em 2012:

  • Verão 2012/2013: 26 a 30 de junho, com programação desfiles de lançamento de coleções, a Mostra Ideia Moda e eventos paralelos, como o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, oficina de criação, seminários e palestras.
  • Preview Inverno 2013: 6 a 10 de novembro, com desfiles de marcas e estilistas, Mostra Ideia Moda, além de eventos paralelos. Nesta edição haverá o Showroom de Negócios, que reunirá expositores dos mais variados segmentos: moda feminina, masculina, jovem, jeans e acessórios.
Realização: Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná do Sistema Fiep e Sebrae-PR, com apoio do Sindivest, Sinvespar, Sinveste, Sivale, Sindivest, Sinditêxtil, Sivepar, Sindicouro e Sindvest.

Coordenação geral: OX Comunicação de Moda (Paulo Martins) e NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel).


2 comentários:

  1. Oi. Aonde eu consigo me inscrever para o Joao Turin 2012?

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  2. Prezado, por favor, entre em contato com o Senai do Paraná, pelo link Fale Conosco:

    http://www.pr.senai.br/Research1418content69178.shtml

    Qualquer dúvida volte a nos contactar.

    Abraço.

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