sexta-feira, 2 de março de 2012

Expansão em Santa Catarina: Senai moderniza unidade de Blumenau e vai ampliar vagas em cursos profissionalizantes

Quem passa pela rua São Paulo, no bairro Victor Konder, em Blumenau, se depara agora com um novo prédio, de arquitetura moderna e que se impõe pela plasticidade. É a nova fachada da unidade do Senai, que também ganhou mais ambientes educacionais e foi reinaugurada nesta quinta (1/3).

As 20 novas salas de aula que o prédio passa a abrigar têm capacidade para atender simultaneamente 700 alunos por período. Outras inovações são as dependências da Administração e uma sala multiuso, que pode ser utilizada como auditório para 200 pessoas.

O Senai de Blumenau também presta serviços de consultoria e de metrologia,
com laboratórios de meio ambiente e de vestuário

O presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, salientou que a indústria tem que ser a matriz do desenvolvimento nacional. "A educação profissional é o caminho para elevar a competitividade da indústria. Côrte destacou, ainda na inauguração da modernização do centro de ensino, que a capacitação profissional tem ainda a prerrogativa de levar o jovem "ao caminho do bem, contribuindo para a sociedade". Segundo o industrial, "mais do formar ou qualificar profissional os jovens, a educação oferecida pelo Senai e pelo Sesi tem o objetivo de formar cidadãos, que trilhem o caminho do bem e contribuam para a sociedade".

O diretor regional do Senai-SC, Sérgio Roberto Arruda, informou que o novo bloco permitirá a readequação dos demais ambientes da unidade. "Podemos pensar num plano diretor para esta escola, que deverá abrigar dois Institutos Senai de Tecnologia, nas áreas ambiental e têxtil e vestuário".

"O novo prédio do Senai contribui para a revitalização da rua São Paulo, associada a outras obras públicas e privadas, incluindo o novo corredor de ônibus", explica o diretor da unidade, Jacir Luiz Lenzi.

Concebido pela equipe do núcleo de engenharia e arquitetura do Sistema Fiesc, o projeto arquitetônico é composto por formas puras – cubos, círculos, listas retas –, além do uso destacado de vidros, que enfatizam os traços de modernidade e geram sustentabilidade, com o aproveitamento da luz natural. A edificação também foi projetada para permitir o reaproveitamento da água da chuva.

Os ambientes que já existiam na unidade deverão abrigar novos laboratórios didáticos na área de construção civil e de metrologia na área ambiental. O Senai de Blumenau registra em torno de 10 mil matrículas por ano, em cursos de aprendizagem, técnicos, superiores de tecnologia, pós-graduação e de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Destaque também para o programa que articula o ensino médio com a educação profissional. No geral, há uma expectativa de crescimento de 10% nas matrículas em 2012. A unidade também presta serviços de consultoria e de metrologia, por meio dos laboratórios de meio ambiente e de vestuário. Para saber mais acesse www.sc.senai.br ou ligue 0800 48 1212. 
Reportagem e foto de Invonei Fazzioni



Nenhum comentário:

Postar um comentário