terça-feira, 6 de março de 2012

Design do mobiliário: Brasileiros fazem sucesso em Berlim

A exposição Brazilian Design: Modern and Contemporary Furniture, reúne de março a maio (23/3 a 5/5), em Berlim, peças de mobiliário dos mais importantes nomes do design moderno e contemporâneo do Brasil. Com a curadoria do designer Zanini de Zanine Caldas, apresenta peças marcantes desenvolvidas pela dupla, entre elas a mesa Intervalo, sua mais recente criação.

Estarão presentes trabalhos de Sérgio Matos, da Paraíba; Calos Motta, Bruno Jahara e Rodrigo Almeida, todos de São Paulo; Maneco Quinderé e Zanine de Zanine, ambos do Rio de Janeiro; e Domingos Tótora, de Minas Gerais, entre outros.


Peças dos designers Gerson de Oliveira e Luciana Martins, de São Paulo e criadores da famosa empresa de mobiliário ,ovo, também estão em Berlim. Eles se conheceram durante a faculdade em 1990 e, no ano seguinte, começaram a desenvolver peças inusitadas e que têm uma aproximação muito forte com a arte. Os objetos criados pela dupla – entre mesas, cadeiras, estantes e luminárias – priorizam a qualidade, o conforto e a praticidade, além de serem super diferentes e bem humorados.

Um dos mais icônicos, a poltrona Cadê, esconde sua estrutura em um cubo de elástico. Já os cabides Huevos Revueltos são inspirados em bolas de sinuca e a estante Feriado exibe linhas criativas. Segundo a definição da revista japonesa Axis, "a abordagem da ,ovo para o design envolve a criação de artefatos inteligentes, que mexem com nossa percepção"

O lado mais conceitual dos designers vai além da função e propõe novas formas de pensamento sobre o morar. Premiada no Brasil e na Itália, a ,ovo ganha destaque em publicações e internacionais e já expôs seu trabalho na galeria Rossana Orlandi, em Milão, e até no salão Maison et Objet. Para a portuguesa Guta Moura Guedes, criadora da ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa, "a consistência do seu trabalho faz deste ateliê de design brasileiro um dos mais interessantes do momento".



Nenhum comentário:

Postar um comentário