quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vestuário e cultura brasileira: Público pode visitar a exposição do São Paulo Fashion Week

A exposição Universo Criativo – Projeto Brasil 02 foi um dos destaques da programação do São Paulo Fashion Week. A mostra multimídia permanece no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e receberá visitantes até 10 de fevereiro – entrada é gratuita, das 10 às 17h – em comemoração aos 458 anos da capital paulista.

São fotografias, vídeos, roupas e objetos que traduzem a multiplicidade brasileira, revelando importantes nomes do design de moda e de várias vertentes da cultura do país. O objetivo principal é mostrar "como surge a criação, o que move um criador, suas fontes de inspiração, o pensamento que fundamenta seu olhar e sua obra". O projeto – coprodução da Luminosidade e da produtora cultural Arte e Ensaio – faz ainda uma ligação entre as diversas identidades e manifestações culturais brasileiras.

São diversos trabalhos que valorizam a diversidade criativa, desde o registro na Amazônia do primeiro ensaio de moda feito com os índios Xikrin, feito por Claudia Andujar nos anos 1970, até a explosão de cores e movimentos do Festival de Parintins e as fotos com a linguagem particular de Mario Cravo Neto.

Entre os destaques estão Cristiano Mascaro, que trabalha seu olhar diferenciado em um editorial de moda em São Paulo. No Rio de Janeiro, o cenário dos barracos da Rocinha é retratado por André Vieira e a Floresta da Tijuca, pelas lentes de Murillo Meirelles. As fotos de Pierre Verger mostram cenas cotidianas do Rio e de Salvador. Há também Adenor Gondim e as barracas de Festa de Largo, a explosão do carnaval do Porto da Pedra sob o olhar de Bob Wolfenson e a incrível obra de Flávio de Carvalho e Helio Oiticica.

A atração da Bienal também dedica espaço aos representantes da moda brasileira, entre eles: Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Oskar Metsavaht, Clô Orozco, Daniele Jensen, Dudu Bertholini, Rita Comparato, Pedro Lourenço, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga, Priscilla Darolt, Reinaldo Lourenço, Pitty Taliani e Carolina Gold.
Fonte: Divulgação Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário