quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Senai e parceiros vão instalar polo de joias em Roraima

Organizações não-governamentais de Roraima estão trabalhando em parceria para instalar um polo de gemas e joias no estado, com material de qualidade e garantia para o mercado nacional e internacional. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria Extrativista Mineral e dos Garimpeiros do estado, Crisnel Ramalho, “essa ação também vai gerar emprego e renda, e já demos o primeiro passo nessa direção com a parceria do Senai-RR”.

O Senai montou um laboratório para trabalhar com lapidação de pedras e gemas para fabricação de joias com a marca “Roraima”. Também serão atendidos profissionais do setor e pessoas da comunidade em cursos de qualificados.

O Sindigar criou a Cooperativa de Mineradora Mista (Comger), com o objetivo de dar suporte à classe de trabalhadores na atividade de extração mineral, especialmente da região Norte do Brasil, e poder trabalhar com a comercialização, importação e exportação do Brasil ao exterior.

Além disso, o Sindgar e a Federação das Indústrias do estado fundaram o Sindicato da Indústria de Joalheria, Ourivesaria e Relojoaria do estado (Sindijoias), que conta com mais de 60 empresas cadastradas.

Outra conquista do Sindigar é o Telecentro Mineral de Inclusão Digital, que tem como parceiro os Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e do Comércio de Exportação. O telecentro é mantido pelo Senai-RR, que já qualificou para o mercado de trabalho mais de 400 pessoas, por meio de cursos em diversas áreas.

Ainda na conta do Sindigar a fundação do Sindicato da Indústria Extrativista Mineral e dos Mineradores do Estado de Rondônia, inclusive com uma filial da Comger, cujo objetivo é assistir as ações dos mineradores daquele estado. Saiba mais: 95 9125-0750 ou 4009-1875.
Foto José Paulo Lacerda/Sistema Indústria





Nenhum comentário:

Postar um comentário