sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eficiência energética: Senai-SP ajuda empresas a reduzir consumo de energia elétrica

A energia é um dos principais insumos da indústria. Parte da energia entregue às unidades produtivas ainda é desperdiçada ou usada com baixa eficiência, o que legitima a necessidade de melhorar o rendimento dos processos energéticos.

Em São Paulo, o Senai formou grupos de estudos para a implantação de serviços técnicos e tecnológicos (STT) visando à competitividade da indústria por meio da diminuição dos custos de energia elétrica. Dezoito técnicos de diversas unidades da organização participaram de treinamento sobre eficiência energética, ministrado por consultores participantes do grupo de trabalho.

Com diagnóstico e capacitação de funcionários das empresas, a consultoria do Senai-SP proporciona conhecimento dos processos fabris e seus impactos energéticos; otimização/redução do consumo de energia; identificação de equipamentos com baixo rendimento energético; e economia graças ao uso racional de energia.

Engloba ainda a assessoria e implantação da ISO 50001; consultoria na contratação e análise de consumo de energia elétrica; correção do fator de potência; levantamento de pontos críticos de consumo de energia; análise da eficiência energética em motores elétricos; estudo de usos finais da energia na indústria; palestras e estudo técnico das faturas de energia.

Os trabalhos são executados por consultores certificados pela TÜV, da Siemens da Alemanha, e or auditores da ISO 50001 em Eficiência Energética certificados pela Bureau Veritas.

Saiba mais nas seguintes unidade:

Reportagem de Edgar Marcel/Sistema Fiesp





Nenhum comentário:

Postar um comentário