sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Verão 40º: Especialista do Senai dá dicas sobre ar-condicionado eficiente



É no verão que a maioria das pessoas recorre ao ar-condicionado. Mas  também é nesse período que muitos aparelhos resolvem falhar. A explicação vem de Santa Catarina. Segundo o docente do Senai de São José Glauco Quadros Soares, mau funcionamento do aparelho está relacionada à falta de uso e manutenção ao longo do ano. "Com o aparelho parado, as peças internas podem oxidar. E esse é um dos problemas mais frequentes que ocorrem.” Por isso, a época de verão é a que possui maior quantidade de serviços para profissionais da área de climatização.


Regulagem e manutenção anuais evitam surpresas no
calor do verão (Foto Senai de Chapecó)


Soares ressalta que uma manutenção adequada do aparelho ao longo do ano (e não apenas quando ele for utilizado) é importante tanto para garantir a qualidade do ar no ambiente quanto para que haja um baixo consumo de energia e um alto rendimento quando exigido. Em uma ação padrão, os técnicos realizam a limpeza do aparelho, do filtro e, se necessário, da serpentina interna. Também verificam o funcionamento dos ventiladores, a quantidade de fluido refrigerante (gás) e se há pontos possíveis de vazamento de fluído. É realizado ainda um cálculo de superaquecimento e verifica-se o consumo de energia.

A baixa umidade do ar – que prejudica a saúde – pode, segundo Soares, ser diminuída com a correta regulagem do aparelho. O procedimento também proporciona temperaturas mais agradáveis, evitando o desconforto de ambientes que ficam muito frios. Mas o usuário também pode fazer sua parte: o especialista aconselha que, uma vez por semana, seja verificado se os filtros dos ares-condicionados precisam de limpeza.

O uso contínuo pode diminuir a vida útil dos componentes internos. E para aumentar a durabilidade, Soares também aconselha que, antes de comprar um condicionador de ar, o consumidor procure um profissional para realizar o cálculo de carga térmica do ambiente. "Com isso, é possível determinar a potência e modelo corretos, evitando o trabalho e consumo excessivo de energia ou a ciclagem muito rápida, quando o aparelho liga e desliga seguidamente.”

Para formar profissionais aptos a realizar manutenção e instalação de aparelhos de ar-condicionado, o Senai de São José vai ministrar o curso de qualificação profissional em Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica, com início no próximo dia 30 e duração de 160 horas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta, à noite. Para saber mais ligue 0800 48 1212.
Reportagem de Diogo Honorato/Sistema Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário