quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Teoria e prática: Aluno do Senai de Marechal Rondon aprende a ser empresário inovador

Em Rondônia, os alunos do curso de aprendizagem Assistente de Produção participaram da feira Simulação Empresarial como atividade de encerramento das atividades do Senai de Marechal Rondon em 2011. As turmas, sob a coordenação dos docentes Paulo Geovane, Helder Junior, Evanilce Côrtes, praticaram criando as empresas Big Mac, Sensações Café e Toast Pizza, do setor gastronômico, e Novarum, de tecnologias sociais, esta utilizando a Lego Education. Ano passado, a unidade formou cerca de 230 aprendizes.
 
A Big Mac buscou mostrar com funciona o ramo de franquia, desde o processo de criação até a implantação do negócio. Enquanto as outras duas optaram por fazer uma apresentação expositiva e degustação com produtos comuns aos cafés, como cappuccino e expresso, além de acompanhamentos.
 
Stella Gurgel, professora da disciplina Simulação de Chão de Fábrica, também orientou os alunos. “Organizar uma empresa exige trabalho e os alunos aprenderam que é importante estabelecer um bom ambiente nas empresas”. Evaine Reis acompanhou a turma na demonstração da Lego Education, que desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras na utilização de kits composto por softwares de programação. Com o slogan A inovação educativa que o mundo precisa, os aprendizes demonstraram o funcionamento do Robô Cadeira de Rodas, direcionado a portadores de necessidades especiais (PNEs). A proposta destacou a valorização e desenvolvimento de potencialidades dos PNEs, que necessitam de melhor acessibilidade. O trabalho contou com a ajuda do professor Cesar Brasil na programação do brinquedo educativo.
 
Núbia Mendes e Anderson Ribeiro, integrantes da área de tecnologia da informação elogiaram o trabalho dos jovens. “A organização, a dinâmica, a propriedade nas explicações, tudo funcionou muito bem e esses alunos ainda têm a possibilidade de renda extra para suas famílias”. Os professores, orgulhosos, enfatizaram que a honestidade, a ética, profissionalismo e o conhecimento foram primordiais para que os alunos se destacassem. “Eles se esforçaram e entenderam como planejamento estratégico, pesquisa de mercado e ética social, por exemplo, são itens que garantirão sucesso nos negócios”, destacou Paulo Geovane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário