terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Protótipo em 3D: Laboratório do Senai-PR oferece prototipadora de alta tecnologia

O Centro Tecnológico de Maringá (CTM), do Senai do Paraná, está prestando serviços em seu Laboratório de Prototipagem Rápida e Engenharia Reversa. Empresas que pretendem desenvolver produtos que necessitam de protótipos podem ter a peça feita no laboratório, inclusive em um ou dois dias.

"Queremos atender à demanda das indústrias de forma exclusiva”, explicou o vice-presidente do Sistema Fiep, Carlos Walter Martins Pedro. “Com os protótipos diminuímos a incerteza e os riscos porque a peça pode ser avaliada antes de se decidir pela continuidade do desenvolvimento.”

A máquina cria um protótipo por meio da impressão em três dimensões. Essa impressão ocorre com a união de líquidos, pó, polímeros ou resinas, que podem simular plásticos, borrachas, madeiras, cerâmicas ou metal.

A vantagem é que com a máquina é possível obter resultados muito satisfatórios, com detalhes mais complexos e a possibilidade de se ter uma limitação no número de matrizes que serão utilizadas em lotes pilotos. Com os protótipos, as empresas podem obter melhor avaliação do projeto e desenvolver produtos mais rapidamente, com custo reduzido e melhor qualidade.

Para saber mais sobre a prototipagem em 3D ligue 44 3293-6700 e fale com Rafael Bolognesi, responsável pelo laboratório – Foto Divulgação
Para saber mais sobre a prototipagem em 3D ligue 44 3293-6700 e fale 
com Rafael Bolognesi, responsável pelo laboratório – Foto Divulgação
Originária de Israel, a prototipadora possui a mais avançada tecnologia de impressão em 3D. O equipamento permite a obtenção de peças físicas acabadas de qualquer forma e com complexidade de detalhes que não seriam possíveis em uma máquina convencional de usinagem. A máquina utiliza o sistema de impressão em 3D com deposição de material, e o processo de usinagem subtrai material para se obter a peça desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário