segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Expansão em São Paulo: Itaquera terá centro de ensino do Senai

Bairro da Zona Leste da capital paulista, Itaquera ficou conhecido em todo o mundo graças à construção da arena do Corinthians, que receberá a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, em 12 de junho, e uma das semifinais da competição, além do Congresso da Fifa. Agora, o estádio ganha a companhia de um complexo do Sistema Fiesp, com centro de educação profissional do Senai e teatro do Sesi. A área cedida pela prefeitura tem 16 mil metros quadrados e está localizada ao lado do novo estádio e em frente à Estação Itaquera do Metrô – espaço batizado como esquina de ouro de São Paulo por empresários.

O Sistema Fiesp vai aplicar cerca de R$ 50 milhões, entre obras e aparelhos, na construção da nova unidade do Senai, que oferecerá cursos nas áreas de metalmecânica, ferramentaria, automobilística, eletroeletrônica, panificação e confeitaria e corte e costura. Após aprovação de projeto de lei municipal para ampliação de área construída, o aporte também permitirá a construção do teatro do Sesi, com capacidade para cerca de 400 lugares.

“Dentro das possibilidades que a lei permite, vamos ter além das 20 mil matrículas em educação profissional, um trabalho forte na área cultural com um moderno teatro para atender a Zona Leste”, destacou o presidente do Sistema Fiesp, Paulo Skaf, na assinatura do termo de uso do terreno junto com prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.


As obras, que vão durar dois anos, devem ter início em março. “Vamos usar cada centímetro desse terreno e fazer valer para aquilo que mais importa para um país: a educação das pessoas”, antecipou Skaf. A unidade do Senai será uma das mais modernas do país. O projeto da escola prevê três andares, atendendo padrões de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética. Serão cerca de 11 mil metros quadrados de área útil customiza, com oficinas e laboratórios projetados sob medida para suprir as demandas regionais de capacitação profissional.


Esta será a oitava unidade do Senai-SP na Zona Leste da capital paulista. A região mantém 45.517 mil estabelecimentos entre indústria, comércio e serviços (99% são pequenas e microempresas) e responde por 587.817 mil empregos. Na cidade de São Paulo estão instaladas 20 do Senai-SP. Clique aqui para ver as unidades de educação do Sistema Fiesp inauguradas em 2011.
Reportagem de Danusa Etcheverria/Sistema Fiesp

3 comentários:

  1. Itaquera merece esta unidade. Estamos felizes com tantas mudanças na região.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como faço pr escrever minha filha nos cursos gratuitos do senai, mora em Guaianases

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cristina, por favor, entre em contato com o Senai de São Paulo, pelo:

    http://www.sp.senai.br/Senaisp/WebForms/Geral/Fale.aspx?Menu=39

    Boa sorte,

    ResponderExcluir