quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Educação em domicílio: Senai-PR vai usar ônibus biarticulado como unidade de ensino

A Urbanização de Curitiba S/A (URBS), da prefeitura de Curitiba, doou ao Senai do Paraná um ônibus biarticulado que será usado para reforçar a qualificação profissional por meio de ações móveis. O ônibus, que compunha a frota do transporte urbano da capital paranaense, será transformado em sala de aula com 20 lugares e abrigará uma oficina para cursos de manutenção automotiva, costura industrial e construção.

O veículo começará a funcionar como sala de aula a partir do segundo semestre deste ano. “A oferta vai depender da demanda específica dos bairros e municípios da Região Metropolitana (de Curitiba). Os cursos serão realizados em parceria com empresas, escolas e associações que disponibilizam espaço para que o ônibus fique estacionado”, explica o diretor do Senai-PR, Marco Secco.
Marco Secco e o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, na entrega do ônibus biarticulado – Foto Rogério Theodorovy
Marco Secco e o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo,
na entrega do ônibus biarticulado – Foto Rogério Theodorovy

O programa de ações móveis do Senai-PR, que também usam cerca de 50 kits didáticos, levam qualificação e aperfeiçoamento profissional a locais onde não existem unidades fixas da organização. Os kits são formados por ferramentas, equipamentos e bancadas para a realização de aulas práticas diretamente nas indústrias, em espaços cedidos pelas prefeituras e outras instituições. Por ano, o programa beneficia cerca de 10 mil pessoas.

As unidades móveis são veículos adaptados como salas de aula. São cinco semirreboques, que abrangem as áreas de panificação, refrigeração, celulose e papel e espaço confinado e trabalho em altura. Há também quatro vans nas áreas florestal, eficiência energética, madeira e mobiliário e têxtil e vestuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário