sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cursos pelo Brasil

Vestibular para automação industrial e sistemas de telecomunicações –  A Faculdade Senai de Tecnologia está com as inscrições abertas para o vestibular complementar, que será realizado no próximo dia 25, das 19h30min às 21h, em Porto Alegre. São oferecidos dois cursos superiores de graduação tecnológica com duração de três anos: Tecnologia em Automação Industrial (manhã) e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (noite).

Ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação. As inscrições, que custam R$ 40, devem ser feitas pelo www.senairs.org.br/faculdade até 22 de janeiro. A faculdade oferece computadores com acesso à internet para as inscrições, de segunda a sexta, das 8h às 19h.
O diferencial oferecido pela Faculdade Senai de Tecnologia é o acesso gratuito a curso de inglês, produção textual e nivelamento de matemática para todos alunos, além de oferecer no currículo do curso de Sistemas de Telecomunicações, a partir do segundo módulo, os cursos preparatórios para a certificação CISCO CCNA.

O tecnólogo é um profissional de nível superior que tem como característica o foco nas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Este profissional é formado em graduação tecnológica que o habilita para concursos, pós-graduação, emprego e empreendedorismo. A educação tecnológica é regulamentada pelo Ministério da Educação através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e pela Resolução CNE/CP3 do Conselho Nacional de Educação.

O profissional formado em Automação Industrial atua na modernização das técnicas de produção do setor industrial. Trabalha instalando, mantendo e integrando sistemas de automação, como controladores lógicos, sensores, redes industriais, microcontroladores, robôs, sistemas eletropneumáticos, entre outros. O campo de atuação inclui uma série de empresas industriais que fazem uso da automação no seu processo produtivo.


O curso de tecnologia em Sistemas de Telecomunicações forma o profissional para atuar na arquitetura de redes de comunicação que viabilizam a convergência de serviços de dados, voz e imagem. Ele tem competência para instalar, manter, integrar e gerenciar Sistemas de Telecomunicações. O campo de atuação inclui departamentos de Tecnologia, Informação e Comunicação de indústrias e instituições financeiras, empresas do setor de telefonia fixa e móvel, telemática, televisão aberta e por assinatura, internet, radiodifusão e radiotransmissão.


13 programas em Mato Grosso – O Senai de Mato Grosso do Sul está aceitando inscrições até 20 de janeiro para a seleção de 327 vagas em 13 cursos de formação de técnicos de nível médio. Com duração que varia de 1.600 a 1.800 horas-aulas, os cursos são nas áreas de logística, segurança do trabalho, mecânica, automação industrial, vestuário, química, mineração, eletrotécnica, automotiva, alimentos, eletrônica, celulose e papel e açúcar e álcool.

Os interessados deve se inscrever pelo www.inscricao.ms.senai.br, por meio do qual emitirão guia no valor de R$ 30. As provas, de português e matemática, serão realizadas em 29 de janeiro, às 8h, na unidade em que será oferecido o curso desejado. Segundo o gerente de educação e desenvolvimento tecnológico do Senai-MS, Jesner Escandolhero, “o gabarito será divulgado no mesmo dia, a partir das 18h, no site www.fiems.org.br e nas unidades da organização.”

Ele lembra ainda que o resultado será divulgado em 31 de janeiro, também no www.fiems.org.br e nas unidades do Senai. As matrículas dos aprovados em primeira chamada devem ser efetuadas nos dias 1º e 2 de fevereiro, enquanto as dos aprovados em segunda chamada devem ser feitas em 3 de fevereiro. As aulas terão início em 6 de fevereiro.

Pronatec em Santa Catarina – O Senai de Santa Catarina está com as inscrições abertas para mais de 5.800 vagas em cursos gratuitos de nível técnico e de qualificação profissional (menor duração). As formações são oferecidas em parceria com o poder público graças ao Pronatec e abertas a alunos de escolas públicas e a pessoas com carência financeira. Há opções de cursos em 35 cidades do estado, realizados nos períodos matutino ou vespertino. (Veja a lista de cursos e cidades abaixo).

Os cursos técnicos são voltados para estudantes de escolas públicas que estejam frequentando a partir do segundo do ensino médio, ou a partir do segundo semestre, no caso de alunos de Educação de Jovens e adultos. As inscrições podem ser feitas até 17 de fevereiro, nas unidades do Senai ou na secretaria da escola do candidato. A seleção será por meio de sorteio.

Ainda estão disponíveis opções de cursos de qualificação profissional destinados a pessoas com escolaridade a partir do quarto ano do ensino fundamental e com cadastro nas secretarias de assistência social de suas cidades. As vagas para esses cursos também valem para os dependentes dos cadastrados e as inscrições podem ser feitas nas unidades do Senai-SC, nos postos de atendimento do Sine-SC ou nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios. Clique aqui para ver a lista de cursos e localidades.
Reportagem de Diogo Honorato/Sistema Fiesc

Recapagem de pneus – O Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo) do Senai do Rio Grande do Sul lançou em dezembro o primeiro curso de aprendizagem no setor de borracha. Trata-se do Operador de Recapagem de Pneus, criado em parceria com a Borrachas Tipler e que terá 25 vagas. O diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, assinou termo de cooperação juntamente com o presidente da Tipler, Sergio Bicca Jr. "A filosofia de aprendizagem nasceu junto com o Senai em 1942", disse Zortéa, destacando "que até hoje são mais de 45 milhões de brasileiros formados em alguma profissão ou aperfeiçoamento". Segundo ele, este curso também pode ser oferecido, em parceria com o Senai, por outras empresas que atuam em recapagem de pneus.

Bicca Jr. lembrou que o Brasil é o segundo mercado em recapagem de pneus, perdendo apenas para os Estados Unidos. "Este é o primeiro curso no Brasil de recapagem, e, além disso, estamos dando oportunidade ao jovem ter um ofício.” O início das aulas da primeira turma está prevista para ser ministrado de 17 de maio a 30 de novembro. As aulas teóricas ocorreram no Cetepo e as práticas na Tipler, ambos em São Leopoldo.

Vestibular em Curitiba – As inscrições para o vestibular da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), do Sistema Fiep, estão abertas até 25 de janeiro. São vagas em Administração, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia e Tecnologia em Redes de Computadores. Uma das novidades para este ano é o desconto progressivo oferecido aos alunos que pagarem as mensalidades dentro do mês de vencimento ou antecipadamente. No primeiro semestre, as mensalidades são integrais, no segundo semestre, o desconto é de 5% e podem chegar a 30%. Os alunos que optarem por alguns cursos no período matutino têm também descontos exclusivos. As provas podem ser agendadas pelo 0800-41-5881 ou 3593-1221.

pós-graduação no Senai/Cetiqt – Instalado no Rio de Janeiro, o centro de excelência em química e têxtil do Senai está com as inscrições abertas para os cursos de pós-graduação até o próximo domingo (8/2). Os cursos presenciais oferecidos são Design de Moda, Design de Estamparia, Design de Acessórios de Moda, Design Estratégico e Pesquisa em Comportamento e Consumo. Os de pós-graduação na modalidade a distância são Design de Moda e Gestão Estratégica de Vendas para o Mercado da Moda e de Têxteis. As inscrições podem ser feitas pelo correio ou na secretaria das unidades Riachuelo e Barra. Clique aqui para saiba mais.

Cetiqt conquista IES Socialmente Responsável – Como resultado das atividades promovidas para a campanha do Ensino Responsável – 2011, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Cetiqt recebeu o selo IES Socialmente Responsável. O selo certifica a Instituição como uma IES comprometida com a educação e com a sociedade, pela adesão ao Dia da Responsabilidade Social 2011. O selo é válido por um ano e poderá ser utilizado até novembro, em materiais institucionais e de divulgação, como em jornais, livros, folders, anúncios e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário