sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Competitividade industrial: Senai-RS vai transformar dois centros de tecnologia em institutos de inovação

O Senai do Rio Grande do Sul terá em 2012 foco especial em tecnologia e inovação. Os Centros Tecnológicos de Mecânica de Precisão (Cetemp) e de Polímeros (Cetepo), por exemplo, serão Institutos Senai de Inovação e servirão de apoio para empresas de todo o Brasil. Esta mudança integra o programa nacional do Senai de apoio à competitividade industrial. As demais unidades da organização serão Institutos de Tecnologia e Centros de Formação Profissional.

As modificações deverão estar encerradas até o final de 2014. "A reestruturação do Senai-RS já começou e sempre buscando atender às demandas da indústria da melhor forma possível", enfatizou o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa. Ele destaca ainda o trabalho que vem sendo feito na formação profissional. "Para 2012 a expectativa é de que o Pronatec tenha grande expressão."

Em 2011, o Senai-RS registrou, até novembro, 127 mil matrículas e 15,2 mil atendimentos em serviços técnicos e tecnológicos (STT). Para o próximo ano, a meta é atingir 152 mil matrículas e 15,8 mil atendimentos. "Este foi um ano de muitos feitos do Senai-RS, como a aprovação no 7º Edital Senai Sesi de Inovação de 18 projetos, sendo o estado com mais trabalhos aprovados", salienta Zortéa. Na área de STT, também se destaca a acreditação do Senai pelo Inmetro como produtor de material de referência e como provedor de ensaios de proficiência.

O convênio com a Finep para o Medicloud − sistema de telemedicina baseado em software como serviço, foi outro ponto forte no ano. Em desenvolvimento educacional, a medalha de ouro em Mecatrônica no WorldSkills de Londres teve grande repercussão. Os dois alunos vencedores, Maicon Pasin e Christian Alessi, já estão trabalhando na organização. O WorldSkills é a principal competição internacional de educação profissional e tecnológica, que a cada dois anos ímpares reúne jovens estudantes de todo o mundo.

Na área de educação profissional, houve o reconhecimento do curso superior Sistemas de Telecomunicações pelo Ministério da Educação e a habilitação dos dois primeiros Centros de Exames para Certificação de Pessoas, nas áreas de soldagem em tubos e conexões de polietileno e de gás. Em projetos especiais, mais de 6,7 mil jovens em situação de vulnerabilidade social foram capacitados, além de parceria com a Susepe para capacitação de apenados e com o Sinduscon-RS para qualificação de homens e mulheres. O Senai ainda recebeu cinco troféus prata, cinco bronze e 23 medalhas de bronze no Prêmio Qualidade RS 2011 do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário