terça-feira, 10 de janeiro de 2012

10 anos de moda carioca: Sistema Firjan lança publicação para celebrar atuação no setor


O Sistema Firjan lança livro e apresenta a história de algumas marcas e seus criadores, responsáveis por colocar a moda do Rio de Janeiro reconhecida internacionalmente. O livro será lançado no final da tarde nesta terça (10/1), durante o Rio-à-Porter, na Casa Firjan da Indústria Criativa, na rua São Clemente, 213, em Botafogo, zona sul da capital fluminense.





A publicação é dividida em três blocos: 
  • O primeiro apresenta as dez principais ações – Fórum da Moda, Fashion Rio, Rio-à-Porter, Fevest, Alto Verão Carioca, Caderno Perfil, Giro Senai Design, Despertar para a Moda, Missões Internacionais e Guia Rio Capital da Moda – realizadas pelo Sistema Firjan de 2001 a 2011. A principal delas foi o Fórum da Moda, ponto de partida para o plano estratégico de ações executadas na última década e que possibilitou a criação e realização do Fashion Rio e sua feira de negócios.
  • No segundo, participam dez empresários responsáveis pelo lançamento de marcas que criaram o conceito 'estilo carioca', tão admirado hoje, que colaboraram com a formação do Fórum da Moda e que participaram das ações da Firjan. Essas marcas já estavam no mercado em 2001: Blue Man, Cantão, Gilson Martins, Lenny, Maria Bonita, Osklen, Redley, Richards, Salinas e Totem.
  • No terceiro bloco, participam criadores de dez novas marcas cariocas que tiveram, na sua maioria, como plataforma de lançamento no mercado o Fashion Rio e a sua feira de negócios. Estas marcas, que são as promessas do setor, também relataram no livro seus desafios e experiências: Alessa, Andrea Marques, Ausläner, British Colony, Espaço Fashion, Farm, Isabel Capeto, Maria Bonita Extra, Oestudio e Reserva. 
Fonte: Senai Moda e Design


Sou Rio, essa bossa é nossa
Fashion Rio – Sou Rio, essa bossa é nossa começa nesta terça e vai até sábado (10 a 14/1), no Píer Mauá, na capital fluminense, apresentando a transversalidade da criação e suas diversas influências. “O Rio de Janeiro sempre foi uma usina de inspiração. Mais do que uma semana de moda, o Fashion Rio é hoje uma plataforma que valoriza a criatividade em diversas áreas”, explica o diretor criativo do evento, Paulo Borges. “E o que é SER RIO hoje? Esta é a questão central, o que inspira, o que provoca, quais as imagens que evocam essa alma carioca hoje”, ele acrescenta.

Além da notícia sobre o tema do Fashion Rio Inverno 2012, outra novidade é que o Rio-à-Porter está de casa nova; o salão de negócios de moda e design, marcado para acontecer entre os dias 10 e 13 de janeiro, vai ocupar a Casa Firjan da Indústria Criativa. A ideia, segundo a organização do evento, é expandir o processo de revitalização iniciado pelo Fashion Rio no Píer Mauá, e fazer desta edição do salão um laboratório de novas formas de fazer negócio.

O palacete, que pertenceu à família Guinle Paula Machado, abrigará também restaurante e cápsulas das exposições que estarão no Fashion Rio. Haverá ainda no RAP uma série de palestras com foco na Economia Criativa, com participações do designer Sergio Rodrigues e do músico Charles Gavin, e dos bureaus especializados WGSN e Stylesight.
Fonte ffw.com.br

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