quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Produção sustentável: Levi's revê processos e reduz uso de água

A sustentabilidade é um assunto que não deve ser deixado de lado pelas empresas na hora de confeccionar seus produtos. Com os impactos ambientais em pauta, é tempo de repensar os processos de produção e encontrar novas soluções. O consumo de água ainda é excessivo. De toda a água do planeta, apenas 1% é adequada para o consumo.

E a água potável não é para todos. Uma em cada seis pessoas no mundo (1.1 bilhão delas) não tem água limpa suficiente para beber. Todos os dias, 10 mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças relacionadas à água. Todos estes dados indicam que olhar com cuidado para o meio ambiente já não é mais uma alternativa, é preciso agir.



A Levi's é uma das empresas que já se mobilizou para a redução de impactos na natureza. Como faz parte de uma indústria que depende da água, a marca reestudou seu processo de produção para ver o que poderia ser mudado. Um jeans comum precisa de 42 litros de água para ser tingido, lavado e acabado. Quando lavamos em casa, utilizamos ainda mais água, sendo 21 litros a cada lavagem.

Segundo o vice-presidente de Supply Chain (cadeia de abastecimento) da marca, Geert Peeters, a Levi's sempre pensou no "lucro através de princípios" e está trabalhando para construir sustentabilidade em tudo o que faz. Eles queriam entender melhor o impacto dos produtos em todo seu ciclo de vida e decidiram rever todo o processo que envolve o jeans – desde o cultivo do algodão até a lavagem da peça em casa.

Para isso, pegaram um par do modelo 501, um dos mais icônicos da marca, e descobriram que mais de três mil litros de água são usados no ciclo de vida de uma única peça. Outro dado levantado é que 49% desta água é usado para cultivar o algodão e 45% é usado quando os consumidores lavam seus jeans. Os 6% restantes são usados durante a confecção.

O projeto Waterless propõe a produção de jeans que usam menos água no processo de finalização, usando os mesmo materiais e técnicas, mas buscando novas formas de aplicá-los. Com isso, o consumo de água será reduzido numa média de 28% e até 96% para alguns produtos da linha. Até agora, já foram salvos 172 milhões de litros.

Outra questão levantada pela empresa foi: "como você pode realizar mudanças positivas em áreas que você não controla?" A equipe então juntou forças com outros comerciantes para formar o Better Cotton Iniciative, a fim de incentivar o cultivo de algodão sustentável ao redor do mundo. A iniciativa pretende reduzir o uso de pesticidas, cuidar do encaminhamento da água, melhorar a saúde do solo e as condições de trabalho e salário dos agricultores.

A Levi's também incentiva os clientes a economizarem energia, secando as roupas ao ar livre, em vez de utilizar a máquina de secar, além de recomendar a diminuição da frequência de lavagem do produto. "Nós vemos sustentabilidade como uma jornada e nós estamos comprometidos a segui-la", completou Peeters.
Fonte Portal Senai Design

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