segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inovação na sala de aula: Alunos do Senai expõem trabalhos tecnológicos para o Natal na Avenida Paulista

Trenós interativos, jogos eletrônicos originais, árvores de Natal ecológicas e cenários natalinos estilizados. Esses temas inspiraram 25 projetos desenvolvidos por alunos de centros de educação do Senai de são Paulo para a Exposição Nataltec, uma das atrações do roteiro natalino da Avenida Paulista, na capital.

Os trabalhos são totalmente interativos e utilizam diferentes recursos tecnológicos, como pneumática, microcontroladores e sistemas elétricos, aplicados por estudantes dos cursos técnicos e de aprendizagem. A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de 5 a 15 de dezembro, das 11h30 às 20h, no Espaço Fiesp.

Paralelamente à mostra, haverá apresentações musicais de bandas, fanfarras e orquestras da organização em frente ao prédio do Sistema Fiesp. As atrações musicais poderão ser vistas de segunda a sexta, às 12h e às 17h. No sábado e domingo, as performances musicais ocorrerão às 11h30, 15h e 17h30. Os visitantes elegerão o projeto favorito, com premiação para os cinco mais votados. Uma menção especial premiará o trabalho que mais se destacar como consciência ambiental.

Segundo o gerente de inovação e tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Lahoz Maia, a mostra é uma forma de divulgar o potencial de inovação dos estudantes e incentivar a utilização das tecnologias apresentadas nos cursos da organização. “O Nataltec estimula os alunos a aplicar no cotidiano, de forma inovadora e lúdica, a teoria aprendida nos diversos cursos ministrados pela instituição, além de levá-los a refletir e pensar em alternativas de reciclagem e preservação do meio ambiente.”

Para o presidente do Sistema Fiesp, Paulo Skaf, o incentivo à inovação é determinante para a competitividade do país. “As instituições de ensino precisam preparar os jovens para os novos desafios produtivos, torná-los criativos e incentivá-los a buscar soluções inovadoras”, assegura Skaf, que também está à frente do Conselho Regional do Senai.

Os projetos envolvem conhecimentos em áreas como automação, alimentação, eletroeletrônica, mecânica, mecânica de precisão, fundição, metalurgia, informática, metalmecânica, mecatrônica, plástico, instrumentação, caldeiraria, desenho, solda, mecânica de usinagem, robótica e eletricidade. Clique aqui para conhecer o calendário das apresentações musicais do Nataltec. Para saberá mais ligue 11 3528-2000.
Reportagem de Rosângela Gallardo/Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário