terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Indústria naval: Senai vai capacitar mais de 3.800 profissionais por ano em Angra dos Reis

Recém-inaugurado, o Senai de Angra dos Reis vai qualificar profissionais para a indústria naval do Estado do Rio de Janeiro, além de atender às demandas do Programa de Mobilização da Indústria Petróleo e Gás (Prominp). A expectativa é que sejam capacitados, por ano, mais de 3.800 profissionais nas áreas de automação, eletricidade, gestão, mecânica, solda, segurança do trabalho e transporte de carga.

O presidente do Conselho Regional do Sistema Firjan no Sul Fluminense, Henrique Nora, falou sobre a importância da nova unidade no município. “Existe uma grande demanda por mão de obra e o nosso objetivo é suprir a formação e a qualificação de trabalhadores, não só na área naval, mas também em todos os outros setores desenvolvidos na região."

Para a secretária de Educação de Angra dos Reis, Luciane Rabha, o Senai é sinônimo de garantia de formação e qualificação da população do município. “O Senai é uma oportunidade ímpar para jovens e trabalhadores no mercado de trabalho. Através dessa parceria, sucessos já foram alcançados, como os cursos do Prominp, mas a escola na cidade ainda trará muitos outros benefícios. "

Paulo Roberto de Oliveira Vicente, de 31 anos, começou a fazer o curso de soldador de tubulação na unidade. Ele já havia trabalhado na área de solda, mas resolveu aprimorar seus conhecimentos. “No futuro, sei que vou ser recompensado. Resolvi me especializar para, quem sabe um dia, poder trabalhar em uma empresa de pré-sal." Já o aluno Marcos Antônio Correa, de 41 anos, nunca atuou na área, mas também está em busca de oportunidade na indústria. “Quero agregar conhecimento no meu currículo, conseguir trabalhar em grandes empresas e esse curso vai me ajudar muito nisso”, afirmou.

A unidade terá cursos nas modalidades de iniciação, aperfeiçoamento e de qualificação profissional, distribuídos em salas de aula e oficinas de caldeiraria, encanador, industrial e solda, além de laboratórios como os de automação, eletrotécnica, elétrica predial, instalações elétricas e tecnologia da informação (TI). Ainda serão prestados serviços e criadas soluções tecnológicas por meio dos Centros de Tecnologia Automação e Simulação, Solda e Ambiental.

2 comentários:

  1. Isso é muito bom, quero muito fazer parte dessa turma,como faço para me escrever?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cleber,

    Por favor, entre em contato com o Senai do Rio de Janeiro:

    0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio); ou 4002 0231 (custo de ligação local).

    Teleatendimento de segunda a sexta - das 7h às 20h

    ou faleconosco@firjan.org.br

    Boa sorte.

    ResponderExcluir