sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Expansão na educação: Senai inaugura Centro de Treinamento em São Paulo e no Rio de Janeiro

Nesta sexta (2/12), às 10h, será inaugurado o Centro de Treinamento do Senai de São Paulo em Serra Negra, anexo ao Centro de Convenções Serra Negra. Criado para apoiar a competitividade dos segmentos de confecção e malharia da região do Circuito das Águas, o centro oferecerá programas de capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos.

Com cerca de 1.500 metros quadrados, a unidade abriga diferentes ambientes didáticos equipados com alta tecnologia, o que possibilita capacitações específicas em módulos que variam de 160 a 180 horas. A unidade oferece duas opções de cursos na área de vestuário: Costureiro de Máquina Reta e Overloque e Confeccionador de Bolsa em Couro Sintético.

Outros dois programas atendem à área de construção civil: Instalador Hidráulico Residencial e Eletricista Instalador Residencial. Os cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade e o de Manipulador de Alimentos complementam a oferta deste ano. Para 2012, haverá ampliação do atendimento nas áreas de construção civil e têxtil e novos programas no segmento de artefatos de couro. No primeiro semestre, estão programadas abertas 712 matrículas.

Empresas de Petrópolis ganham oficina de solda do Senai
Só em Petrópolis são 140 as empresas do setor de solda. Juntas, têm receita bruta anual de R$ 2 bilhões e empregam diretamente cerca de 3 mil pessoas. Agora, esse polo industrial poderá contar com novos profissionais que serão qualificados na recém-inaugurada oficina do Senai do Rio de Janeiro no município. Ela vai garantir a abertura de cinco novos cursos na área de metalurgia em 2012.

O empresário Alfredo Mattos de Andrade, da Ferramentaria Crisalf, do município fluminense, sabe bem o que significa ter uma escola profissionalizante nessa área na cidade. “Emprego um soldador, que precisei formar internamente porque não encontrei ninguém capacitado no mercado. Ele está comigo há seis anos e sei que, com o aumento da demanda por esses profissionais no estado, haverá em breve uma enorme disputa por gente especializada."


O gerente-executivo do Senai em Petrópolis, Sandro Lourenço, informa que antes mesmo da abertura dos cursos um primeiro grupo já irá utilizar o novo espaço. “A primeira turma do curso Soldagem MAG 3G, fechada em parceria com o sindicato das indústrias do segmento metalmecânico daquele município, já terá aulas a partir desta semana”. Lourenço explica que a oficina de soldagem está equipada com células individuais de treinamento, com 12 equipamentos multifuncionais, que poderão ser utilizados em cursos de processos de soldagem MAG, MIG, TIG e Eletrodo Revestido.

Para o consultor do sindicato, Camilo Garrido, a nova oficina do Senai traz inúmeros benefícios para a cidade. “Ela atende à demanda do mercado, que está em fase de grande expansão no estado com crescimento dos setores de óleo e gás, siderúrgico, naval e automobilístico. Serão bilhões em investimentos nos próximos cinco anos, o que, sem dúvida, provocará o aumento da demanda tanto em termos quantitativos quanto qualitativos."

Dos cinco novos cursos que serão lançados em 2012, três são na modalidade aperfeiçoamento: Soldagem Eletrodo Revestido 6G, Soldagem MAG 6G, Soldagem TIG 6G, e dois de qualificação: Soldador MAG 6G e Soldador TIG 6G. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Senai de Petrópolis. Mais Informações: 0800 0231 231.
Foto Antonio Batalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário