sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Excelência em gestão: Consultoria do Senai-SC ajuda Sesi-CE a conquistar prêmio

O Sesi do Ceará, que recebeu consultoria em gestão de especialistas das unidades do Senai de Santa Catarina instaladas em Criciúma e Florianópolis, foi reconhecida na primeira edição do Prêmio Ceará de Excelência em Gestão (PCEG), tendo alcançado a faixa bronze – entre 150 e 250 pontos. A iniciativa promove a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das empresas sediadas no estado.

Esta premiação, cuja entrega ocorreu nesta quinta (1/12), em Fortaleza, é a sexta nos últimos 12 meses que o Senai de Criciúma está envolvido, incluindo reconhecimentos próprios e de clientes atendidos. Entre as conquistas estão o melhor desempenho no Projeto Excelência da Gestão da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e a vitória no prêmio Banas de Metrologia; a conquista da categoria diamante pelo 28º Grupo de Artilharia de Campanha, de Criciúma, no Prêmio Catarinense de Excelência e duas certificações de construtoras em atendimento às normas do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.   

O diretor do Senai de Criciúma, Silvio da Silva, destaca que o histórico de premiações está relacionado à busca pela excelência na gestão, tanto no Senai-SC quanto em sua unidade, que também adota modelos de gestão da qualidade ISO 9001 ou a ISO IEC 17025. "Essa competência tem construído capacidades de gestão que agora podem ser disseminadas para as empresas, por meio de profissionais que efetivamente sabem fazer acontecer."

As empresas foram avaliadas no Prêmio Ceará de Excelência em Gestão a partir dos 11 fundamentos de excelência e dos oito critérios estabelecidos pelo MEG – liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. A iniciativa procura aumentar o entendimento dos requisitos para se alcançar a excelência do desempenho e melhorar a competitividade das empresas.

No trabalho de diagnóstico e capacitação, desde 2009 colaboradores do Senai catarinense realizaram workshops sobre cada um dos 11 critérios de excelência. O Sesi-CE também teve ajuda para padronizar práticas, monitorar implementação de práticas de gestão e no processo de autoavaliação de sua equipe.
Reportagem de Diogo Honorato/Sistema Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário