sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Combate ao trabalho infantil: Representantes da OIT visitam alunos de programa pioneiro em Cuiabá

A diretora-geral do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, a norte-americana Constance Thomas, está em Cuiabá nesta sexta (912) para conhecer projetos sociais. Ela se reúne com executivos e gestores do Sistema Fiemt e visita a turma-piloto de 50 alunos do Programa Me Encontrei, no Senai do Porto. Também acompanha a diretora no encontro o coordenador do Programa Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (IPEC/OIT), Antônio Carlos de Mello Rosa. 

O Me Encontrei foi lançado em outubro deste ano, com as participações do Senai, da OIT e outras organizações e órgãos públicos e privados. Pioneiro no Brasil, o programa promove formação profissional e reforço escolar. Ao mesmo tempo, são contratados por empresas com remuneração no valor de um salário mínimo mensal, entre salário-aprendiz e ajuda de custo.

A iniciativa integra as ações de enfrentamento ao trabalho infantil, que no estado atinge mais de 80 mil crianças e adolescentes, sendo 67% delas no meio urbano, como apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009). No Brasil, são cerca de 4,1 milhões de crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente na faixa etária entre cinco e 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário