terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Certificação de pessoas: Senai-PR reconhece competências de profissionais da construção civil

A certificação profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui as competências necessárias para o exercício profissional em determinado ramo de atividade. No Senai, o Sistema de Certificação de Pessoas (SSCP) apoia diversas áreas em vários estados. No Paraná, o Senai certifica trabalhadores da construção civil, não importando onde suas competências foram adquiridas: na escola, em cursos profissionalizantes ou pela própria experiência de vida.

 Esse é um importante passo para o desenvolvimento profissional e pessoal, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente, o Senai-PR está habilitado para exames nas ocupações de pedreiro; eletricista instalador predial de baixa tensão; encanador instalador predial e pintor de obras. O candidato passa por uma avaliação prática para comprovar suas competências e ao final o Senai entrega o certificado e carteira de certificação.

Caso não seja aprovado, o profissional recebe um relatório com as competências que precisam ser desenvolvidas. O processo de certificação tem como referência as Normas Brasileiras de Ocupação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também os perfis profissionais nacionais elaborados pelo Senai, por meio de Comitês Técnicos Setoriais. Mais informações: Centro de Exames de Certificação, pelo 41 3271-7615, www.senai.br/certificacao, ou certificacaodepessoas@pr.senai.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário