quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aprender na prática: Senai-TO leva alunos ao canteiro de obras da Petrobrás Distribuidora

Alunos de cursos do Senai de Palmas, conheceram a base de distribuição de combustíveis da Petrobrás Distribuidora, Base de Porto Nacional (Bapon), no distrito de Luzimangues, a 25 km da capital. Técnicos da UTC Engenharia, empresa responsável pela obra no estado, apresentaram as áreas de construção civil e gestão, o canteiro de obras e vídeos institucionais. A visita faz parte da programação do Projeto Escola de Vida e Trabalho, realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins.


A Bapon é a maior obra da Petrobrás Distribuidora do país, com área de 120 mil metros quadrados e 14 tanques com capacidade de armazenamento de 35 mil metros cúbicos de combustível. Com previsão de término da obra para abril de 2013, a UTC pretende contratar até março de 2012, considerado “pico” da obra, aproximadamente 600 profissionais, tanto de forma direta (execução de campo), quanto na área administrativa.

A gerente do Senai de Palmas, Leidivan Dias Lucena, destaca a preocupação das duas organizações em qualificar pessoal local. Segundo ela, a empresa buscou autorização junto à Petrobrás para abrir as portas aos visitantes e mostrar como a empresa funciona e até onde vai. “Para o aluno do Senai é maravilhoso, pois ele vivencia na prática como funciona realmente um ambiente de trabalho. Circular nos ambientes e ouvir os técnicos falarem em geração de emprego e renda, certamente gera um grande estímulo nos alunos". Leidivan lembra ainda o comprometimento do Senai com a oferta de cursos na área da construção civil, destaque na oferta de empregos no Tocantins.

Olhando para as demandas da UTC, estamos comprometidos com a oferta de cursos na área de soldagem. Eles [o corpo responsável pela obra] precisam de muitos soldadores e nós vamos iniciar a preparação de um bom ambiente físico e tecnológico e de instrutoria para atender essa demanda. Estamos nos adequando para que, cada vez mais, para sermos referência em educação profissional”, afirma.

Para a prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, é importante ter o apoio do Senai, juntamente com a UTC. "Estamos em pleno desenvolvimento e acreditamos que podemos oferecer mão de obra qualificada e inserir todos esses jovens no mercado de trabalho."

Hermelino Viana, líder operacional e responsável pela obra no estado, explica que a prioridade da UTC é contratar profissionais locais. Recentemente, a empresa participou da solenidade de conclusão dos cursos de Pedreiro e Carpinteiro, que foram demandados ao Senai, em Porto Nacional. “Queremos contratar pessoas do Tocantins no decorrer do desenvolvimento da obra e é por isso que fazemos parcerias com o Senai. Além de atender à nossa demanda, é importante que o Tocantins tenha pessoas aptas para atuarem em outras grandes obras.

A filosofia da empresa é priorizar a mão de obra local, respeitando os quesitos contratuais com a Petrobrás. Para o início do empreendimento, a empresa trouxe, de outros estados, pessoas estratégicas para atuar na obra.”

Ainda segundo Viana, a empresa pretende oferecer até o início de 2012 estágios para técnicos nas áreas da construção civil e engenharia. Técnicos da empresa estão participando de aulas no Senai para identificar os alunos que são destaques. “Queremos gente qualificada e apta para atuar na obra. Estamos em uma fase de demanda na área da construção civil. A partir de março, aumentaremos todo nosso quadro efetivo”, disse.

Bastante motivado, George Alves Pacheco, aluno do curso de Eletricista, avaliou que a visita vai contribuir muito para a sua formação. "De perto, tive também um grande aprendizado. Fiquei bastante interessado pela obra, principalmente quando falaram que estão previstas mais contratações”, afirmou. Também participaram da visita a secretária de Educação de Porto Nacional, Janita Neres, e os vereadores de Porto Nacional Sara Mourão e João Justino.
Reportagem e foto Thaís Ramalho/UCI Sistema Fieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário