sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Verão 2013: Estação terá como referência estilo de vida brasileiro

Para o verão de 2013, a palavra de ordem é originalidade. O consultor de design da Assintecal Marlei Carmiatti antecipou as novidades a empresários, estudantes de moda, e profissionais do setor calçadista presentes no Minas Trend Preveiw, durante o recente Fórum de Inspirações Verão 2013. Segundo ele, a moda será construída à base da alegria do povo brasileiro e da sua multiplicidade. “É da alegria do Brasil e do sentimento de feel good (sentir-se bem) nacional que vem a inspiração para o Verão 2013”, diz Carmiatti. A ideia é pensar na originalidade do nosso modo de viver e transportá-lo para os produtos. “Caberá a cada empresa saber trazer para o design de produtos esse estilo de vida”, destacou.

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de Verão de 2016 vão dar ainda mais visibilidade ao país. “É hora de buscar referência na simplicidade do povo que oferece um rico universo de materiais, cores e texturas”, explicou o consultor, que enfatizou a necessidade de pensar no menos óbvio, criar e dar importância aos detalhes.

O Fórum apontou tons vibrantes, misturas de cores em blocos, estampas e detalhes em metais luminosos como os pontos fortes da estação e deverão estar presentes nas bolsas, sacolas e carteiras de mão. Saltos contrastam com sandálias baixas, anabelas de várias alturas e a madeira vai dar volume aos solados. “Atenção especial à madeira e suas diversas formas e tipos”, alertou Carmiatti.

A apresentação focou três conceitos. A simplicidade da arte naif, as idéias criativas e os clichês e ícones. A primeira está na valorização do artesanato no qual a simplicidade e a alegria se conectam à natureza e ao conhecimento do fazer local – as tradições populares e os autores locais. A segunda, na idéia inusitada e criativa. “A alegria se revela por meio da boa sacada com humor”, assegurou Carmiatti.

Ele ensinou a olhar ao redor para buscar nas paisagens novos recortes. Está aí a importância das linhas que projetam as formas e criam imagens arquitetônicas, fundamentais nos acessório do Verão. E por último, a idéia do rir de si mesmo. A alegria do escracho e do humor social, ligado à ironia. O Fórum de Inspirações Verão 2013 também deverá ser apresentado até novembro nos pólos calçadistas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário