segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pronatec em Mato Grosso: Cáceres tem mais de 400 vagas gratuitas para estudantes do ensino médio

O Senai de Cáceres também está se mobilizando para levar o Pronatec aos estudantes do ensino médio da região, localizada na fronteira com a Bolívia e a cerca de 210 quilômetros de Cuiabá. Uma feira tecnológica vai divulgar nesta segunda (7/11), das 7h30 às 22h, o que o programa do governo federal e o Senai têm para ajudar o estudantes. A gerente da unidade, Rosinei Ferreira, explica que a feira espera receber aproximadamente 3 mil alunos de escolas públicas.

Os visitantes poderão ficar por dentro do que acontece no mundo do trabalho em áreas como tecnologia da informação, gestão, couro e calçados, construção e segurança do trabalho. "Nosso objetivo é trabalhar de forma interativa e dinâmica para divulgar os cursos do Pronatec disponíveis para a região", assegura Rosinei. A programação conta com visitas guiadas pelos ambientes de ensino, exposição de equipamentos e apresentação de vídeo com depoimentos de ex-alunos que conquistaram espaço no mercado.

Atrações extras pretendem despertar ainda mais a atenção dos adolescentes e jovens. Serão demonstrações de quadros com uso de pintura decorativa e aula sobre combate a incêndio, além de show room de um quarto mobiliado e apresentação de um sistema de campo magnético, de processos hídricos residenciais, de equipamentos de proteção individual e de produtos em couro feitos pelos alunos. O Senai de Cáceres tem disponível 404 vagas em cursos gratuitos, ou seja para estudantes bolsistas do ensino médio, encaminhados pelas escolas.

O Pronatec é um programa federal que prevê a oferta de cursos profissionalizantes para estudantes do ensino médio de escolas públicas, bolsistas das escolas privadas, trabalhadores e os beneficiários do programa Bolsa Família com o objetivo de atenuar o problema da escassez de mão de obra especializada no país. Dentro desta proposta, o Senai irá disponibilizar 80 mil vagas em cursos de qualificação para alunos do ensino médio no Brasil. E para 2012, com a iniciativa Você na Indústria, a meta é abranger os trabalhadores que queiram se qualificar ou que sejam reincidentes no recebimento do seguro desemprego e ainda os beneficiários do Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário