terça-feira, 29 de novembro de 2011

Olimpíada de Química: Três únicos medalhistas de ouro são do Senai-SC

Apenas alunos do Senai de Santa Catarina alcançaram pontuação suficiente para conseguir a medalha de ouro na categoria A da VII Olimpíada Catarinense de Química, que envolveu estudantes do ensino médio com idade até 18 anos. Além das três primeiras posições na lista dos melhores do estado, a organização teve quatro medalhistas de prata e onze medalhistas de bronze. Os 20 alunos melhores classificados das primeiras séries e 20 das segundas séries participarão da Olimpíada Brasileira de Química, em agosto de 2012.

Dos três medalhistas de ouro, um é do Senai de Tijucas e dois são da unidade de Joinville, onde os alunos puderam participar de aulas extras específicas para a competição. As medalhas de bronze são concedidas a alunos que conseguiram notas entre 6,0 e 6,9, prata para índices entre 7,0 e 7,9 e ouro para os que obtiveram nota acima de 8.

Além de cursarem o segundo ano do ensino médio no Senai de Joinville, os alunos Rafael Böeger e Ricardo Huelsmann, respectivamente primeiro e segundo colocados, também são da primeira turma do curso técnico em Química da unidade. "Faço o curso pensando em minha carreira, pois essa formação pode me dar boa carga de conhecimento para faculdade e trabalhar", explica Huelsmann. 


Aluno do primeiro ano do ensino médio do Senai de Tijucas, Frans Craesmeyer, diz que a medalha de ouro foi inesperada. “A prova incluía conteúdos que ainda não vi, pois são do segundo ano. Mas me foquei em fazer o que sabia e ir pela lógica nas demais", explica o aluno, que pretende fazer curso técnico em eletromecânica.

Craesmeyer diz ter sido incentivado a participar por sua professora de química, cuja aula faz questão de prestar atenção. “Em geral, tendo entender bem o conteúdo quando ele é dado, e muitas vezes gravo bem e não sinto necessidade de estudar em casa." Com apenas 15 anos, ele assegura que gostar de química por envolver matemática e lógica. Para a etapa nacional da Olimpíada de Química, o estudante está ainda mais empolgado. “Até lá já terei visto e estudado a maior parte do conteúdo do segundo ano, daí vou poder competir de igual para igual com os demais”.       


Confira os medalhistas do Senai

Categoria A (1º e 2º anos)
  • Ouro: Rafael de Melo Böeger e Ricardo Dagnoni Huelsmann, de Joinville; e Frans Joseph Craesmeyer, de Tijucas. 
  • Prata: Gabriel H. Knüpfer e Willian Schmitz, de Joinville.Bronze: Jessica Daiane Domingos, de Jaraguá do Sul; e Giovanni Francisco Weiss e Lucas Schlickmann, de Joinville.

Categoria B (3º ano)
  • Prata: Fábio César Menslin Júnior e Rafael Bini Leite, de Joinville.
  • Bronze: Roberto Duessmann, de Joinville; Vinícius Feller e Manoel M.R. Bitencourt, de Tijucas; 
  • Matheus Dal Mazo, Henry R. da Silva e Cledson Luiz Tragnago, de Concórdia; e Wendell Engelmann de Jaraguá do Sul.


    2 comentários:

    1. Falto medalhista nas lista apresentada, pois na categoria B (terceiros anos) houveram mais três medalhas, sendo duas de pratas (Rafael Bini Leite e Fábio M. Júnior) e Roberto D. com uma medalha de Bronze.
      Espero que acrescente esses nomes a lista, pois foi devido à todas as medalhas, sem excessão, que o senai foi campeão da Olimpiada Catarinense de Química.

      ResponderExcluir
    2. Prezado Anônimo, obrigado pelo alerta. A reportagem foi atualizada.

      ResponderExcluir