segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inovação em sala de aula: Senai-RS premia projetos de alunos

Um curtume autossustentável. Este é o projeto vencedor da etapa estadual do Inova Senai, anunciado no 4º Congresso Internacional de Inovação, realizado na sede do Sistema Fiergs, em Porto Alegre. O trabalho de Clóvis Oliveiro Heiden Cruz, do aluno do Centro Tecnológico do Couro Senai, de Estância Velha, usa a energia do biogás resultante do lodo primário (partes do couro não usados no curtume) na queima das caldeiras ou na eletricidade. A proposta, que teve como orientadores Janete Schneider e José Everton Braun, leva o nome Estudos Preliminares da Produção de Biogás e Subprodutos a partir do Lodo Primário Originado do Tratamento de Efluentes de Curtume − Parte II. O resultado também minimiza o impacto ambiental com a redução da poluição atmosférica e do volume de resíduos.

O segundo colocado é o Voice Mail − Ligando para sua Caixa de Correio, dos alunos Allan Franco e Lucas Rosa do Senai em Porto Alegre, orientados por Maurício Rodrigues Cerqueira. O projeto integra os serviços de Voip (voz sobre IP) com a caixa de e-mail eletrônico, permitindo assim enviar mensagens de voz pelo telefone para qualquer destinatário, que a acessará em sua caixa de e-mail. Em terceiro lugar a Prancha Eletrônica para Aprimoramento Proprioceptivo, que ajuda os pacientes no tratamento de doenças como a labirintite. O trabalho é dos alunos Guilherme Gonçalves da Roza, Gustavo Henrique Hirsch e Fabio Silva Lima do Senai de Santa Cruz do Sul, orientados por Adriano Bombardieri.

O vencedor do voto popular é o IHM (Interface Homem Máquina) para Deficientes Visuais e/ou Auditivos. Trata-se de uma máquina fresadora a Comando Numérico Computadorizado que permite a operação por um deficiente visual, com a descrição dos comandos por mensagem de voz. A iniciativa é dos alunos Victor Diego Cardoso Bressano, Douglas Lima Rocha, Ellivelson Beltorti dos Santos, Lucas Machado Schultz, Eduardo da Silva Roldão, Maison Gabriel P dos Santos e Mateus Marion, do Senai de Gravataí. Os estudantes foram orientados por Luis Antônio Aransegui e Wesley Santos Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário