quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Inovação: Congresso debate desafios e projetos nos países emergentes

One Laptop Per Child, que mesmo em regiões remotas proporciona a crianças o uso de laptops, e o Samba Tech, com soluções de gerenciamento e distribuição de conteúdos desenvolvidos para quem tem computadores e quer se comunicar via internet. Estas serão algumas das metodologias que serão abordadas hoje a amanhã (16 e 17/11) no 4º Congresso Internacional de Inovação, que ocorre em Porto Alegre. A proposta é discutir os principais desafios para a inovação nos países emergentes.

Outra novidade é o Enviu, projeto singular que cria oportunidades de negócios sustentáveis para ajudar a resolver questões sociais e ambientais. Dentro de várias inovações importantes destaque para a "balada sustentável", que aproveita o movimento gerado pela dança para gerar energia elétrica.

A Enviu será apresentada por um de seus criadores, o holandês Stef Van Dongen. O Rio Grande do Sul será representado pela Neoprospecta, empresa de biotecnologia que ganhou os Prêmios Ibero-americano de Inovação e Empreendedorismo, com o projeto Prospecção Metagenômica da Biodiversidade Microbiana Brasileira em 2011, e o Santander de Empreendedorismo em 2010, na categoria Biotecnologia e Saúde.

No último dia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) entregará o Prêmio Pesquisador Gaúcho, que reconhece profissionais das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O congresso é uma realização do Sistema Fiergs, com o apoio do Sistema Indústria, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco do Brasil, Sebrae-RS, Petrobras e BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário