sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inovação 1: Projetos de alunos e docentes do Senai despertam interesse de empresas

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos das modalidades de aprendizagem, técnico e tecnólogo e docentes de 54 centros de ensino do Senai de São Paulo já estão patenteados. O gerente de Inovação e de Tecnologia da organização, Celso Scaranello, afirma que muitos dos cem trabalhos expostos no Inova Senai 2011, que acaba de ser encerrado, têm grande potencial de fazer parte do cotidiano do consumidor e do processo industrial.


"Ainda não atingimos as melhores performances, mas quem assiste às apresentações dos trabalhos percebe que melhoramos muito de 2005 para cá", ressalta Scaranello. Dentre os destaques do Inova já patenteados o armário que seca roupas. O móvel revestido de PVC precisa de apenas uma hora para secar e três quilos de roupas e deixá-las prontas para o uso, sem necessidade de passar. Supondo um lucro de 30%, o móvel pode ser comercializado por R$ 2 mil.

"Se pensarmos apenas em São Paulo, a cidade do Brasil com o metro quadrado mais valorizado em 2010, este móvel tem tudo para ser disputado pelos fabricantes de armários pré-moldados", analisa, observando que, apenas no período entre abril de 2010 e 2011, a valorização dos imóveis em São Paulo foi de 31%. "Os imóveis estão cada vez menores, e existe uma carência de novos conceitos de mobília no mercado. Este armário é prático e vai economizar outros espaços na casa", garante.

Os alunos e docentes do Senai elaboraram os projetos do Inova no começo do ano e os aprimoraram durante as aulas. O caminho ideal que ainda precisa ser trabalhado, segundo Scaranello, é aproximar as empresas do processo de criação destes trabalhos. Os projetos são desenvolvidos no ambiente escolar e apresentados às empresas durante o Inova.

Na avaliação do gerente, seria mais fácil criar os produtos para o mercado "se as indústrias e empresas viessem até nós e nos dissessem o que precisam". Conforme Scaranello, essa aproximação ainda não é perfeita, mas está melhorando. "Acredito que muitos dos nossos trabalhos patenteados irão facilitara vida das pessoas em suas casas e no trabalho, encurtando os processos de produção nas indústrias."
Reportagem de Danusa Etcheverria

Resultado do Inova Senai 2011
A sétima edição da etapa estadual do Inova Senai, realizada nesta semana ( 7 a 9/11), paralelamente à  da etapa estadual da 7ª Olimpíada do Conhecimento, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, premiou 25 trabalhos de estudantes e docentes de 54 centros de educação profissional da organização. Os projetos premiados passaram pelo crivo de 77 avaliadores de empresas, universidades, escolas técnicas e institutos de pesquisa.
Confira a lista completa dos projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário