sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desafio do século 21: Sistema Fiergs entrega documento pedindo mais qualidade na educação

O presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Müller, entregou ao final do  4º Congresso Internacional de Inovação, a carta O Desafio do Século XXI: Educ@ção de Qualidade, ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cleber Prodanov. O documento é resultado do evento, que reuniu 1.800 pessoas nesta semana (16 e 17/11), em Porto Alegre. "O texto das conclusões do Congresso contém ideias objetivas, elege conceitos e alinha as questões a serem trabalhadas. Mas, o Rio Grande do Sul inovador depende de ações. De realizações. De medidas concretas. Ao discurso deve corresponder a prática", afirmou Müller.

O industrial destacou ainda que o governo não pode fazer tudo sozinho. "E não imaginamos cobrar o impossível". A Carta final, salientou Müller, é um convite para que todo o setor público, Executivo, Legislativo e Judiciário, ao lado das entidades empresariais e de trabalhadores, e o meio acadêmico, possam trabalhar juntos, somando as ações necessárias.

Frente a este desafio, o documento entregue pela FIERGS elenca o que considera as pautas mínimas de ação para a educação. São 12 propostas que vão desde rever o atual sistema educacional até incrementar os esforços em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas brasileiras e estrangeiras no Estado e estimular, fortalecer e capacitar as empresas e empreendedores para a gestão da propriedade intelectual.

A Carta diz que "encontrar e formar talentos tem sido crucial para as empresas brasileiras e não há dúvidas de que isso depende de uma base forte no aprendizado e no desenvolvimento do raciocínio lógico, em todos os níveis escolares. A mobilidade e a adequação da formação à nova realidade da sociedade do conhecimento coloca a Educação de Qualidade como o desafio central deste século XXI. Sua superação dotará o Brasil de uma importante mudança de patamar no processo de crescimento econômico sustentado, contribuindo direta e decisivamente para o imprescindível ambiente favorável e estimulador da inovação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário