sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cursos pelo Brasil

Gestão da Governança Empreendedora – Últimas vagas: http://ow.ly/7i7bv

Formação técnica em Sinop – Matrículas abertas para cursos de Segurança do Trabalho e Eletrotécnica. migre.me/63maB

Educação a distância em Roraima – O Senai de Roraima oferece há mais de dois anos cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EaD), com conteúdos transversais, previsto no Programa Educação para a Nova Indústria do Senai Nacional. Os conteúdos abordam em livros os temas Legislação Trabalhista, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho e Educação Ambiental, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação e Comunicação. Os beneficiados são alunos de cursos de aprendizagem, técnicos, educação básica, qualificação, Educação de Jovens e Adultos (EJA/Sesi) e da comunidade em geral.

São mais de 3 mil alunos atendidos, graças ao programa que possui características próprias, com uma forma particular de criar espaços para gerar, promover e implementar situações em que os alunos aprendam. Segundo a interlocutora de EaD do Senai-RR, Ana Cleilce Farias, o foco principal são os jovens a partir de 14 anos que tenham concluído o ensino fundamental, mas o programa é aberto a todos. “São seis cursos voltados ao mercado de trabalho, que contribuem para a vida profissional dos alunos, pois representam janelas para o mundo e para a vida”.

Os cursos são de fácil assimilação e com uma linguagem bastante atraente, principalmente para o público jovem. Todo o material foi inspirado em revistas de variedades, RPG (Role Playing Game – jogo de interpretação de personagem), Mangá (histórias em quadrinhos originárias do Japão) e sites de  relacionamentos, como Orkut, Hi5, Myspace.
Para saber mais e se inscrever ligue 95 2121-5089.

Em Goiás– As unidades de educação profissional do Senai em Goiás estão com inscrições abertas a diversos cursos nas modalidades de aprendizagem industrial, habilitação técnica e graduação tecnológica.
Mais informações: 62 4002-6213, em Goiânia, e 0800 642-1313, para demais localidades, ou pelo www.senaigo.com.br.

Confeccionador de bolsas – O Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, do Senai da Paraíba, em Campina Grande, está com as inscrições abertas para o curso Confeccionador de Bolsas, que será realizado de 16 de novembro à 27 de dezembro. Podem se inscrever interessados com idade mínima de 14 anos e que tenham concluído o ensino fundamental. As vagas são limitadas.
Mais informações: 83 3182-5500.

2.907 vagas gratuitas em São Paulo – São 32 cursos técnicos em 61 centros de educação profissional e tecnológica em 43 municípios paulista. É o que o Senai de São Paulo está oferecendo, sendo 1.252 na capital, 413 na Grande São Paulo e 1.242 no interior. As aulas começarão no primeiro semestre de 2012. Os programas técnicos do Senai, que habilitam profissionais em áreas industriais, têm duração de dois anos, incluindo estágio supervisionado obrigatório. As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro, pelo www.sp.senai.br/processoseletivo, ou nos centros de ensino que oferecem os cursos pretendidos. Aqueles interessados em estudar de manhã ou à tarde ou em horário integral deverão comprovar, até 15 dias antes do início das aulas, ingresso na segunda série do ensino médio.

Para os que pretendem cursar o período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O candidato poderá se inscrever para o curso escolhido na primeira opção em mais de um turno, caso a escola onde pretenda estudar ofereça essa alternativa. Os cursos do Senai-SP, assim como em outros estados e no Distrito Federal, estão sintonizados com as tendências do mercado, o que se reflete nos índices de absorção dos formandos. Segundo pesquisa feita com ex-alunos, após um ano da conclusão, 86% estavam empregados.

Em Lagarto – Situado no Agreste Sergipano e a 75 quilômetros de Aracaju, o município de Lagarto acaba de ganhar um pólo do Projeto de Interiorização do Senai. Foram oferecidos à comunidade 45 cursos, com 744 vagas, nas áreas automotiva, alimentos, construção civil, eletroeletrônica, têxtil e vestuário e tecnologia da informação. Para o prefeito Valmir Monteiro é importante capacitar e colocar a população no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e a seleção é feita pela Secretaria de Ação Social. Lagarto conta um mais de 100 mil habitantes e é o segundo município do estado.

Vestibular em Minas – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Senai nas unidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora. Na capital, são vagas para o curso Tecnologia em Processos Gerenciais. O Senai de Juiz de Fora vai ministrar os cursos Tecnologia em Fabricação Mecânica/Eixo de Produção Industrial, em Manutenção Industrial/Eixo de Controle e em Manutenção Industrial/Eixo de Controle e Processo Industrial.

As inscrições para a Fatec BH vão até 11 de novembro, e podem ser feitas pelo www.senaimg.com.br/fatecbh. As provas ocorrerão em 20 de novembro. A Fatec de Juiz de Fora aceita inscrições pelo www.senaimg.com.br/fatecjf,  até 23 de novembro, às 14h. A prova será realizada dia 27 de novembro.

3.148 vagas gratuitas na Bahia – Vai até 6 de novembro o prazo de inscrição para a prova que o Senai da Bahia vai promover em 20 municípios. O objetivo é selecionar jovens interessados em cursos gratuitos de aprendizagem  de nível básico. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet – www.exatuspr.com.br –, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo, que ocorrerá em 20 de novembro.

A lista completa, contendo a distribuição de cursos oferecidos por municípios está disponível no www.exatuspr.com.br. Para se inscrever, os candidatos devem ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos no ato da matrícula, com exceção dos candidatos ao curso de Mecânico de Usinagem que devem ter escolaridade de ensino médio completo. Os cursos têm carga horária de 880 horas, com exceção de Mecânico de Usinagem, com 1.050 horas. As aulas terão início em janeiro de 2012, inclusive podendo ter aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai.

Os aprovados na seleção poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda etapa prática na empresa por uma carga horária igual à teórica. Os cursos de aprendizagem são oferecidos pelo Senai, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de pequenas e micro-empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.
Mais informações: www.cursosgratuitossenai.fieb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário