segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cozinha do futuro: Sistema busca novas soluções para um design sustentável

Pensando no equilíbrio do meio ambiente e nos impactos causados pelos homens à natureza, a Philips criou a Microbial Home Probe, uma cozinha sustentável que desafia as soluções de design convencionais em diversos aspectos: energia, limpeza, conservação de alimentos, iluminação e aproveitamento de resíduos, além de ter preocupação de proporcionar um estilo de vida saudável.

Para a marca, é necessário cortar drasticamente atitudes que agridam o ambiente e uma alternativa de grande potencial é o uso de processos biológicos, que tem por natureza duas características importantes: gastam menos energia e são menos poluentes.


"Os designers têm a obrigação de entender a urgência da situação e transformar as necessidades humanas em soluções. Nós precisamos nos obrigar a repensar o uso dos utensílios domésticos totalmente, para rever como as casas consomem energia e como comunidades inteiras podem reunir recursos", defende o diretor sênior de inovação de design da Philips, Clive van Heerden.

Na biocozinha tudo funciona para o melhor aproveitamento de recursos buscando ações que ajudem a conservar o planeta. Os restos de comida podem ser depositados num biodigestor que os transforma em energia para o resto da cozinha. No espaço projetado pela marca, a dispensa tem uma unidade refrigeradora que mantém os alimentos frescos sem energia elétrica. Além disso, as luminárias são movidas por bactérias. O plástico também faz parte do sistema, sendo preparado para reciclagem em um dispositivo especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário