quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Construção no Tocantins: Senai forma profissionais para o maior empreendimento da Petrobras Distribuidora

Cerca de 40 alunos de cursos profissionalizantes da área da construção civil receberam certificados de  conclusão e vão, em sua maioria, preencher demanda da UTC Engenharia. A empresa é responsável pela construção, montagem e operação da base de distribuição de combustíveis da Petrobrás Distribuidora, denominada Base de Porto Nacional (Bapon).

O empreendimento, que ocupa 120 mil metros quadrados, é a maior obra da Petrobrás Distribuidora no país. Exige investimentos de R$ 200 milhões, com previsão de gerar 600 empregos diretos. A obra está em andamento no pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional, área do distrito de Luzimangues, a 25 quilômetros da capital do estado.

A gerente do Senai de Palmas/Porto Nacional, Leidivan Dias, destaca o sucesso da parceria com a UTC e Prefeitura de Porto Nacional. A ausência de grande parte dos 40 concluintes na solenidade de formatura (foto) também foi lembrada e comemorada por Leidivan, já que foi motivada pelo fato de que muitos estarem empregados e em atividade.

Há três anos no município, o Posto Avançado do Senai atua na capacitação profissional,tendo a prefeitura como parceira nas atividades. A prefeita Tereza Martins reforçou a necessidade deste pessoal capacitado para o município em virtude da “grande quantidade de obras em andamento”.


A Paróquia dos Santos Reis sediou a entrega dos certificados por ter servido como a primeira 'cliente' dos então aprendizes de pedreiros e carpinteiros. Os alunos do curso realizaram as aulas práticas do curso construindo gratuitamente o alicerce de uma capela próxima ao local. Leidivan acrescenta que esta é uma prática do Senai.

“Ao invés de construirmos e derrubarmos paredes, optamos por ensinar na construção civil por meio de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Assim somos solidários com a comunidade e não desperdiçarmos material. Os alunos devolveram o investimento que foi feito neles aplicando os seus conhecimentos nesta obra para a comunidade."

A representante da UTC Engenharia Eliane Lichtenberg explica que a empresa investe na capacitação por ter em suas diretrizes o foco na qualificação profissional e ainda como uma ação de responsabilidade social com o objetivo de “deixar um legado positivo para a população dos municípios na qual atua”.

A satisfação da comunidade com o curso é resumida pelo depoimento de Demilto Francisco Fernandes, ex-funcionário público e agora formado pedreiro. Em fase de aposentadoria, Fernandes resolveu fazer o curso do Senai como uma nova experiência e aprovou a qualidade das aulas e do instrutor. “Estou construindo minha casa e não tenho medo de fazer com qualquer outra pessoa. Foi muito bom e me deu muita capacidade. Eu creio que na nossa turma não saiu ninguém que não tenha condições de construir uma casa."

Foto: Priscila Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário