quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alemães no Paraná: Sistema Fiep recebe governador e empresários de Baden-Württemberg

O governador do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, Winfried Kretschmann, e uma comitiva formada por 130 pessoas, entre secretários de estado, empresários, dirigentes de entidades de diversos setores industriais, economistas, jornalistas e representantes de universidades, serão recebidos pelo Sistema Fiep na próxima quarta (16/11), em Curitiba.

Na agenda do encontro da maior comitiva alemã em visita ao Sistema  Fiep, a aproximação com empresários locais e o reforço à parceria de transferência de conhecimento e tecnologia com o Senai do Paraná, firmada há 20 anos. Antes de desembarcar no Brasil, a delegação alemã irá à Argentina.

Haverá encontro entre empresários e lideranças alemãs e paranaenses, e membros da delegação visitarão as instalações do Senai da Cidade Industrial de Curitiba e seus laboratórios de meio ambiente, que é uma das principais áreas objeto da parceria com Baden-Württemberg.  A parceria entre o Sistema Fiep e a Alemanha acontece em diversas áreas de conhecimento, negócios e regiões do país europeu. O Estado de Baden-Württemberg é pioneiro na relação alemã com o Sistema, que teve início em 1991 para troca de experiência e conhecimento em tecnologia e educação profissional.

“A Alemanha dispõe de muitas oportunidades de intercâmbio e transferência de tecnologia, além da possibilidade da realização de estágios para os técnicos e docentes do Senai-PR, e também da aproximação com grandes indústrias, trazendo resultados práticos para o nosso estado”, afirma o diretor regional do Senai, Marco Secco.

A delegação alemã também quer fortalecer o relacionamento com os empresários paranaenses para a transferência de tecnologia e negócios em áreas como economia, educação, meio ambiente, finanças, eficiência energética, engenharia mecânica, metalurgia, logística, eletrônica, automobilista, tecnologia de comunicação e informação, cosméticos, empresas de consultoria, têxtil, bens de consumo e construção civil e arquitetura.

Baden-Württemberg é um dos mais importantes centros econômicos da Europa, pois faz fronteira com a França, Áustria e Suíça. A infraestrutura do Estado possibilita acesso aos principais mercados da União Europeia, um dos maiores do mundo com mais de 500 milhões de consumidores. O Estado alemão é sede de empresas como Mercedes-Benz, Bosch, SAP e Porsche. O Estado é o número um em inovação na União Europeia, e isso se deve a aplicação de 4,8% do PIB para pesquisa.

Um dos mais importantes centros de pesquisa tecnológica da Europa, o Instituto Fraunhofer, está sediado em Stuttgart, capital do Estado. Recentemente, o Sistema Fiep assinou acordo de transferência de tecnologia com o instituto, que tem interesse em negócios com empresas do Paraná na área de biotecnologia. É deles a tecnologia que deu origem ao MP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário