sexta-feira, 25 de novembro de 2011

7ª Olimpíada do Conhecimento: Paraíba promove fase estadual da competição

Trinta e alunos do Senai e dois do Senac da Paraíba participam nesta semana (21 a 25/11), em João Pessoa, da etapa estadual da 7ª Olimpíada do Conhecimento. O evento, que é promovido em todo o país pelo Senai, é a principal competição de educação profissional e tecnológica das Américas. Durante as provas, os competidores são avaliados pelos seus conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais. A disputa é mais uma fase do processo do programa de qualificação desenvolvido pelo Senai, ao medir, em padrões internacionais, o grau de qualidade e eficácia dos profissionais que forma de acordo com as demandas do mercado.
                                                                                       
O Centro do Senai da capital paraibana sedia as provas, que ocorrem nas seguintes ocupações profissionais: Aplicação de Revestimento Cerâmico; Confeccionador de Calçados; Cabeleireiro (Senac); Desenho Assistido por Computador; Eletricidade Predial; Eletricidade Industrial; Fresagem Mecânica; Mecânica de Automóveis; Mecânica Geral (Ajustagem); Metrologia Dimensional; Mecânica de Precisão; Mecânico de Refrigeração; Mecânico de Manutenção; Polimecânica; Soldagem; Técnico em Design da Moda e Tornearia Mecânica.

Ao final das disputas deverão ter passado pelo Centro cerca de 5 mil visitantes. Eles contam com exposição dos trabalhos do Inova Senai (aberto a docentes e alunos da organização) e Desfile da Coleção Verão 2012, com a participação de alunos do Centro de Moda do Senai em Campina Grande, e outras atrações. Os vencedores de cada ocupação passarão por processo seletivo, a partir de abril de 2012, em busca de vagas na equipe que irá representar a Paraíba na fase nacional da competição, em novembro de 2012, em São Paulo.
Mais informações: 83 2101-5374. Clique aqui para acompanhar ao vivo a competição.

Olimpíada em Rondonópolis
Após participar da etapa local da 7ª Olimpíada do Conhecimento, estudantes do Senai de Rondonópolis, a 210 quilômetros de Cuiabá, estão ansiosos para competir na fase estadual da competição, considerada a maior disputa de educação profissional e tecnológica das Américas. E o desejo dos alunos em se destacar na próxima estapa tem explicação: garantir a média necessária para conquistar vaga no evento nacional, que ocorrerá em 2012, em São Paulo. Em Rondonópolis, quatro jovens competiram nas ocupações Tornearia e Manufatura Integrada e demonstraram conhecimento técnico e habilidades pessoais.

Um deles é Vinícius Santos Coutinho, que conta como foi a experiência. "Participar da Olimpíada do Senai nesta etapa foi muito produtivo, pude exercitar como é trabalhar sobre pressão". Ele refere-se ao fato de competir e ser observado pelo público e ser julgado pelos avaliadores da disputa. "Também dividi conhecimentos com quem já participou da competição, e recebi dicas de como agir em situações inesperadas e como deve ser a postura do competidor que briga por uma medalha". 
Além disso, Vinícius explica que passou a conhecer seus pontos fracos bem como conseguiu identificar onde estão seus diferenciais como competidor. "Estou feliz e quero chegar na etapa nacional, representar meu estado com muito orgulho e trazer a medalha de ouro".


No CIC, os alemães conheceram o projeto do Núcleo de Soluções Sustentáveis, que será construído em 2012 – Foto Rogério Theodorovy
Valéria Adelaide: alunos visitantes ficaram impressionados com a oportunidade de conhecer o Senai – Foto Senai-MT


A competição em Rondonópolis teve a participação de alunos de aprendizagem, na ocupação de mecânica de manutenção industrial, e do ensino técnico, em mecânica e mecatrônica. Eles foram treinados pelos instrutores Thiago Silva Leite e Diego Henrique de Andrade. O evento foi aberto ao público, com cerca de 600 pessoas, principalmente alunos do ensino médio, que conheceram os ambientes de ensino em automação, informática, eletricidade predial e industrial, solda e de grãos. Visitaram ainda a mostra tecnológica de produtos inovadores de alunos e docentes da unidade, com a apresentação do Elevador de Canecas, a Tomada Inteligente, a Geração de Energia e o Ar Condicionado com Umidificador.

Na última edição nacional da Olimpíada do Conhecimento, em 2010, o Senai de Rondonópolis destacou-se na ocupação Tornearia, conquistando um certificado de excelência. No geral, o Senai de Mato Grosso obteve quatro certificados, além de medalha de prata em Robótica Industrial. No mês passado, foi realizada a competição estadual de Robótica Industrial, na qual a equipe de Rondonópolis obteve o terceiro lugar.

Valéria Adelaide, coordenadora do curso técnico Segurança do Trabalho do Senai de Rondonópolis, que também liderou a organização do evento, destaca o resultado da abertura do Senai ao público. "Após o evento, representantes das escolas nos ligaram para agradecer a oportunidade de conhecer o Senai e para dizer como os alunos do ensino médio ficaram satisfeitos e impressionados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário