terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pronatec em Alagoas: Feira de cursos vai orientar estudantes de Maceió

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em parceria com o Senai, o Senac, a Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas, promove nesta semana (24 a 26/10), feira de cursos profissionalizantes para orientar alunos da rede pública estadual que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio ou matriculados na terceira etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento ocorre paralelamente nas unidades do Senai no Poço e do Tabuleiro, em Maceió, das 8h às 21h, para divulgar o Pronatec, iniciativa que vai expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados. Em Alagoas, o Pronatec vai oferecer inicialmente cinco mil vagas gratuitas para alunos na rede pública estadual. Coube à SEE selecionar os cursos oferecidos pelo Senai, Senac, Ufal e Ifal.


O Senai vai abrir mais de duas mil vagas em cursos de qualificação profissional, em seis cidades com a oferta de cursos em áreas como: construção civil; metalmecânica; alimentos; têxtil e vestuário; informática; gestão; artes gráficas; automotiva; eletricidade; refrigeração; plástica; madeira e mobiliário. “A iniciativa prioriza os estudantes para que obtenham qualificação e conquistem maiores chances de inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos da educação básica”, explica o diretor regional do Senai-AL, Marben Loureiro.

Em 2012, a oferta de cursos será ampliada, com a disponibilização de cursos de nível técnico e estágio. Depois da Feira, a SEE manterá as inscrições para os cursos profissionalizantes até o dia 4 de novembro, nas próprias escolas.


Parceiros lançam o programa em Mato Grosso do Sul
O Senai de Mato Grosso do Sul lança nesta terça (25/10) o Pronatec, em conjunto com o governo do estado, Senac e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Serão abertas neste e no próximo ano, 12.340 vagas em 138 cursos gratuitos de educação profissional, distribuídos em 14 cidades. O Pronatec vai expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Com as presenças do governador André Puccinelli, do presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, do presidente da Fecomércio, Edison Araújo, e do reitor do Instituto, Marcus Aurélius Stier Serpe, a cerimônia será realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, às 11h, em Campo Grande. 

Também estarão presentes os diretores de 140 escolas estaduais de ensino médio, já que o público-alvo do Pronatec é formado por alunos da rede pública de educação.

Atualmente, a indústria, com suas oportunidades e expectativas, é um dos campos mais promissores para se trabalhar. A demanda cada vez maior por profissionais qualificados, que contribuam para o aumento da competitividade do setor, faz com que as chances de quem quer ser contratado aumentem bastante. O Senai-MS oferece por meio do Pronatec 9.400 vagas em 83 cursos gratuitos de formação profissional, sendo 6.711 vagas em 64 cursos de qualificação e 2.689 vagas em 19 cursos de nível técnico distribuídos por 11 cidades.

Nacionalmente, o Pronatec tem como meta abrir 8 milhões de novas vagas no ensino profissionalizante até 2014, instalando novas unidades de ensino, concedendo bolsas de estudo e financiando estudantes e empresas que queiram qualificar melhor seus trabalhadores.

Mais informações: www.vocenaindustria.com.br

2 comentários:

  1. Quero me increver o que eu faço

    ResponderExcluir
  2. Prezada Joyce, acesse www.vocenaindustria.com.br e clique no menu pronatec. Siga as instruções que aparecerem na tela e você terá todas as informações.

    Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato. Boa sorte.

    ResponderExcluir