sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nova oportunidade: Projeto atende desempregados em Curitiba


Alunos da primeira turma do projeto Profissão em Ação acabam de receber o certificado de conclusão do curso de ajudante de oficina mecânica. O projeto é uma iniciativa do Sistema Fiep em parceria do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR). Os beneficiados são trabalhadores em situação de desemprego, que passaram por  qualificação profissional, ministrada pelo Senai, e formação cidadã, do Sesi. Ana Paula Barbosa, de 33 de anos, destaca a prática da formação. “A experiência e conhecimento que adquirimos no curso foi excelente”, disse Ana Paula, que pretende continuar fazendo cursos de qualificação.

Para Luiz Carlos de Mello, de 37 anos, a oportunidade se traduz em novas perspectivas de carreira. “No momento estou atuando na área de vigilância e segurança, mas estou no aguardo de uma nova oportunidade de emprego, na área que mais gosto, que é a mecânica”. Segundo ele, tendo condições financeiras, o próximo passo é a formação técnica no Senai.
Outro concluinte é Dener de Oliveira, de 22 anos, que está trabalhando na área. O projeto ajudou-o a adquirir novos conhecimentos para encarar os desafios que envolvem o dia a dia da atuação na área automotiva. “A parte prática e os conteúdos vistos em sala de aula ajudaram muito na compreensão das atividades e análise do ambiente profissional, que são neste momento as oficinas automotivas."

O IEL e a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego fizeram a seleção dos candidatos, pessoas que possuem o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos e estar recebendo o seguro-desemprego. O próximo passo é a busca da inserção dos novos ajudantes de oficina no mercado de trabalho, com as participações da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego e do Sindirepa.  “Com o Profissão em Ação aceitamos o desafio de incentivar novos cidadãos para o crescimento e desenvolvimento profissional”, destaca o presidente do Sindirepa-PR, Wilson Bill.

O projeto deverá atuar também nas áreas metalmecânica, construção e têxtil e vestuário. “Nossa missão é a inclusão social por meio do trabalho e esse projeto do Sesi, do Senai e do IEL vem se somar ao esforço”, disse Maria José Rossetti, da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. Segundo ela, a secretaria irá atuar para garantir oportunidades de emprego para os formandos. “A formação cidadã, aliada a teoria e prática exigidas no mercado de trabalho são os focos da preparação dos profissionais do Profissão em Ação”, destaca a gerente de Educação Profissional do Senai-PR, Rosane Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário