quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Investimento tecnológico: Cetepo ampliará ações de seus laboratórios


Graças ao novo espaço de seus laboratórios, o Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo), do Senai, em São Leopoldo, vai ampliar seus serviços às indústrias de elastômeros, termoplásticos, adesivos, espumas e embalagens. Os espaços forma inaugurados nesta quarta (5/10), pelo presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Müller. Ele destacou o papel e a sintonia de todos os atores do processo produtivo: "as instituições do Sistema Fiergs, os sindicatos e as empresas são fundamentais para identificar e responder às demandas técnicas da indústria".

O espaço, com cerca de 2.500 metros quadrados, abriga os laboratórios de Ensaios Reológicos; Ensaios Físico-Mecânicos; Análises Químicas/Físico-Químicas; Ensaios Dinâmicos; Análises Instrumentais; e de Preparação de Compostos, além do novo de Ensaios de Embalagens para Produtos Perigosos. Dois ainda estão em processo de implementação no local: os das áreas de Tintas e de Avaliação da Biodegradabilidade de Materiais Plásticos . Referência em polímeros, o Cetepo atende por ano cerca de 650 empresas de todo o país.

A vice-presidente do Sindicato da Indústria da Borracha do Rio Grande do Sul (Sinborsul), Tânia Finkler, destacou a importância do investimento em tecnologia. "Num momento em que países do Primeiro Mundo mostram fragilidades, o Brasil, e mais especificamente o Rio Grande do Sul, provam que estão sintonizados com aquela que é a única via capaz de assegurar a competitividade do setor produtivo. A saber, a aposta consistente no investimento tecnológico, possibilitando galgar patamares crescentes na sempre árdua concorrência numa economia que prima pela globalização".

Com um amplo escopo de serviços laboratoriais em plásticos, borrachas, adesivos e espumas acreditados no Inmetro, o Cetepo atende aos requisitos técnicos e de qualidade da norma NBR ISO/IEC 17025. Trabalha com normas nacionais, internacionais reconhecidas ou das próprias empresas e ensaios sob medida, conforme a necessidade do cliente. O centro foi recentemente acreditado no Inmetro como Provedor de Ensaios de Proficiência por Comparação Interlaboratorial e Provedor de Materiais de Referência nas áreas do Plástico e Elastômeros.

Seminário tecnológico no Cetepo
Nesta quinta (6/10), o Cetepo inicia o 16º Seminário de Atualidades Tecnológicas, que segue amanhã, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. O evento terá como tema Elastômeros, Plásticos e Adesivos, além do Espaço Temático Tintas, dando oportunidade aos participantes de conhecerem em primeira mão as novidades e os avanços tecnológicos nestas áreas. O encontro reunirá empresários, técnicos, engenheiros, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais interessados nos setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário