terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inovação tecnológica: Encontro debate acessibilidades de pessoas com deficiência


Dep. federal Rosinha da Adefal aprovou a cadeira de rodas motorizada - Foto Divulgação
Dep. federal Rosinha da Adefal aprovou a cadeira de rodas motorizada - Foto Divulgação

O Senai está expondo inovações tecnológicas para pessoas com deficiência na 3º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, cujo tema é O Desenho Universal na Indústria Brasileira. O evento ocorre até quarta (26/10), em São Paulo, capital. 

Estão expostos no estande do Senai oito soluções criadas por Regionais da organização: Cadeira de rodas motorizada e acionada por comando de voz; ela atende a qualquer idioma previamente configurado; Dicionário Técnico de Libras: Dicionário em Língua Brasileira de Sinais para apoio ao aprendizado do aluno surdo; Aparelhos para alimentação de tetraplégicos e amputados; Projeto Mega acessibilidade; Design de moda como inclusão para deficientes visuais; Máquina de costura adaptada para pessoas com deficiência física; Cadeira Multimove; Aparelho Cadepeck Alpha.

Segundo os organizadores do encontro, o conceito de acessibilidade é pedra fundamental para a inclusão da pessoa com deficiência. Os princípios do Desenho Universal fazem uso e ampliam a visão de acessibilidade, porque trabalham outros elementos igualmente importantes.

Nesse sentido, a idéia não é apenas tornar locais, produtos e serviços acessíveis, mas contemplar outras necessidades de usuários em geral, como a usabilidade, a potencialização de habilidades e a segurança.

O Desenho Universal busca contemplar, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros.

No terceiro encontro está sendo discutido em que medida os princípios do Desenho Universal vêm influenciando a indústria brasileira no desenvolvimento atual e futuro de produtos e serviços projetados para atender às mais variadas demandas por funcionalidade, usabilidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário