segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Inovação: Instrutora do Senai-MA ganha prêmio na China


Mais rápida e mais barata, a nova técnica de curtimento do couro do peixe criada por Jacirene França acaba de ser premiada na China, na 7ª Taipei Internacional Invention Show & Technomart 2011, evento de inovação. A utilização de um tanquinho de lavar no processo de curtimento, em substituição ao fulão – equipamento que faz o mesmo serviço, a um custo maior e com menos praticidade –, rendeu à instrutora do Senai do Maranhão a terceira posição na mostra chinesa, que reuniu países de todo o mundo. Bióloga e formada em artes plásticas e especialista em design de moda, Jacirene foi a única representante brasileira no evento.


A medalha chinesa é o primeiro prêmio internacional de Jacirene – Foto Senai-MA
A medalha chinesa é o primeiro prêmio internacional de Jacirene – Foto Senai-MA
“O projeto tem tudo a ver com a China, um país onde o peixe é muito consumido, porém do qual nada se aproveita”, explica Jacirene. A pesquisa chama a atenção pelo uso do couro do peixe na composição de ousados artigos da moda feminina, como roupas e acessórios (bolsas, sapatos, brincos), além de outras utilidades.

O prêmio internacional é prova de um trabalho minucioso de pesquisa que teve inicio em 2005, no laboratório de uma universidade e tomou corpo quando Jacirene começou a trabalhar para o Senai. “É um projeto que temos orgulho de apoiar. O reconhecimento ao trabalho da nossa colaboradora é obrigação da instituição e serve de exemplo aos demais, inclusive a  alunos do Sistema Fiema”, frisou o diretor regional do Senai-MA, João Alberto Schalcher.

A medalha chinesa é o primeiro prêmio internacional ganho pela instrutora, que aliando biologia e moda, já conquistou prêmios de relevância nacional em 2010, como o primeiro lugar na etapa nacional do Inova Senai. No 14º Salão do Inventor Brasileiro, em Vitória, Jacirene conquistou o primeiro lugar geral. Como parte da premiação passou automaticamente a compor o Comitê Internacional de Inovação e Tecnologia, pelo qual representou o Brasil na China.

A inovadora do Senai ainda representou o Maranhão em feiras e exposições no ano passado, como a 3ª Bienal Brasileira de Design, em Curitiba, e a São Luís Fashion Week, na qual apresentou uma coleção de roupas feitas com couro de peixe. A produção de projetos como o de Jacirene são incentivados pelo Senai-MA, que já se organiza para a realização da etapa estadual do próximo Inova Senai. Nesta edição, serão selecionados projetos de inovação desenvolvidos por docentes e alunos do Sistema S. O ganhador representará o Maranhão na etapa nacional, em novembro de 2012, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário