quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Formas orgânicas: Natureza inspira criações de artistas e designers


As formas provenientes da natureza são frequentemente usadas como fonte de inspiração pelos criadores do universo da moda e do design. Parecem infinitas as formas abstratas que a natureza é capaz de proporcionar aos olhos do expectador. O diálogo criativo entre os artistas e o meio ambiente pode apresentar resultados muito inusitados, gerando novas possibilidades de formas e volumes. No universo da arte surgem peças exclusivas enquanto no ambiente de desenvolvimento de produtos do design, a inspiração pode resultar em peças diferenciadas, agregando valor aos produtos.


O conceito orgânico também está fortemente ligado à preservação do meio ambiente e à preocupação social. Um dos exemplos dessa influência é o trabalho do artista gaúcho Itelvino Jahn. Sua mais recente mostra Arte orgânica, resgate para outro olhar, em Porto Alegre, apresentou peças únicas e exclusivas junto com trabalhos de outros criadores.

Jahn nasceu em 1958, na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde os 10 anos de idade trabalhou no campo e o convívio com a natureza despertou o fascínio pelo trabalho que atualmente executa. Ele utiliza madeiras da região onde mora, como laranjeiras, cinamomo e plátanos e as transforma em peças originais. O artista extrai galhos, raízes e outros resíduos vegetais que foram afetados por intempéries da natureza e em seguida recupera, esculpe e interpreta estes elementos como base para a produção das suas obras.
Fonte Portal Senai Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário