segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Expansão em São Paulo: Senai da Barra Funda inaugura laboratório de ensaios em alimentos


O Laboratório de Alimentos do Senai da Barra Funda, na capital paulista, foi inaugurado nesta sexta-feira (21) com a presença de alunos, representantes do setor de alimentação e diretores do Senai de São Paulo e outros. Durante o evento, o presidente do Sistema Fiesp, Paulo Skaf, falou sobre a consciência da indústria da necessidade de promover educação e formação profissional de qualidade. "Competitividade passa pela educação. Quando se fala em competitividade, todos pensam em inovação, tecnologia, política de juros, mas, sem educação, nada disso existiria." Skaf lembrou a experiência bem-sucedida do projeto do Sesi-SP, que criou o ensino em tempo integral e a integração dos cursos com o Senai-SP.

"A única forma de dar oportunidades iguais às pessoas é por meio da educação. Prover ensino de qualidade, com alimentação, esporte e orientação pedagógica a uma criança é promover o desenvolvimento de maneira igualitária", acrescentou o presidente. Segundo ele, o laboratório ajudará empresas a cumprir as normas técnicas estipuladas pelos órgãos reguladores do setor e também contribuirá para ampliar a qualidade dos produtos da indústria nacional.

O novo ambiente permitirá que as indústrias do setor alimentício se adéquem à legislação específica de alimentos e de rotulagem da Anvisa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão efetuados, por mês, cerca de 180 ensaios microbiológicos, físico-químicos e microscópicos nos segmentos de cereais e amiláceos; água potável; leites de derivados; açúcares e derivados; cacau, chocolates e derivados; frutas e hortaliças: óleos e gorduras; café e chás; pães, biscoitos e massas; pescados; carnes e produtos cárneos; mel, gelados comestíveis; conservas vegetais, ovos; e rações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário