terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ensino superior: Senai lança Faculdade de Tecnologia em Cuiabá

Com uma das maiores notas já conquistadas por uma organização de ensino superior em Mato Grosso, a Faculdade de Tecnologia Senai-Cuiabá (Fatec) acaba de ser lançada na capital mato-grossense. Localizada na Avenida 15 de Novembro, a mais nova unidade de ensino do Senai atua, inicialmente, na área de alimentos e terá vestibular para três cursos credenciados e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC): Agroindústria, Processamento de Carnes e Laticínios.

"É um marco histórico para nossa instituição. Estamos orgulhosos por atender ao setor industrial com mais esta iniciativa, alinhada à missão do Senai, que é promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias com foco no aumento da competitividade da indústria", comemora o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

Para entrar no mercado de educação do ensino superior, o Senai-MT investiu na modernização de sua unidade em Cuiabá, comprando equipamentos de alta tecnologia, montando laboratórios e adequando a estrutura física. Com ambientes de ensino e projetos de curso que atendem às exigências do MEC, foi publicada a Portaria 1.249, de 16/09/11, assinada pelo ministro Fernando Haddad, na qual está descrito o parecer favorável da Câmara Superior do Conselho Nacional de Educação, credenciando a Fatec e autorizando o seu funcionamento.

"Estamos emocionados e honrados por mais esta conquista, e comemorando o fato de entrarmos como referência neste mercado. Alcançamos nota 4 no MEC, em uma escala de 1 a 5. Só não atingimos a máxima porque ainda precisamos incrementar nosso quadro de docentes com mestres e doutores. Mas isto não será problema, pois, nos próximos dias, abriremos o processo seletivo para contratação de mais de 300 profissionais", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Figueiredo explica que a escolha dos cursos ocorreu pela alta demanda por profissionais da indústria mato-grossense. "A oferta está alinhada ao desenvolvimento do estado, considerando que o agronegócio é o carro-chefe da nossa economia, e a indústria de alimentos é uma das que mais cresce em Mato Grosso". Além da Fatec de Cuiabá, ele adianta, outras faculdades do Senai serão inauguradas, a partir de 2012, nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, sendo que todas funcionarão como centros de tecnologia vocacionados à indústria.

A nova Fatec vai formar tecnólogos em cursos com duração de três anos, incluindo o estágio profissional supervisionado em ambientes industriais da área alimentícia. O dia do vestibular está marcado. Será em 27 de novembro, na mesma data de realização do processo seletivo para bolsas integrais de estudo em cursos técnicos do Senai-MT. Inicialmente, serão 150 vagas, sendo 50 para cada um dos três cursos: Agroindústria, Processamento de Carnes e Laticínios. A previsão de início das aulas é para fevereiro de 2012, e os cursos serão ministrados à noite.
Mais informações: 65 3612-1710.

Nenhum comentário:

Postar um comentário