terça-feira, 18 de outubro de 2011

Design e ecologia: Alunos do ViraVida vão apresentar trabalhos de moda sustentável


Peças produzidas por estudantes do programa ViraVida durante o  curso de costureiro industrial, no qual foi trabalhada a educação socioambiental, estarão à mostra na Ecomoda 2011, que se realiza durante esta semana (20 a 22/10). "Nosso foco é o aproveitamento total das sobras de tecido, trabalhando a questão do aproveitamento sustentável dos materiais e evitando o desperdício", diz a coordenadora do projeto no Piauí, Kátia Luz. Os autores das peças são adolescentes e jovens entre 16 e 21 anos, vítimas de abuso e exploração sexual. O programa tem a coordenação do Sesi-PI, em parceria com o Senai e outras organizações do Sistema S. , serão apresentadas em desfile, no Ecomoda 2011, que inicia no próximo dia 20 e vai até o dia 22 deste mês.

O evento, cujo foco é estimular o setor de moda a produzir com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, será promovido pela TV Clube, com oferecimento do Senai do Piauí, Sebrae-PI e governo do estado, entre outros. Haverá apresentações de projetos têxteis e confecção, executados pelas indústrias de moda do estado, e de ações em arte, música, design, moda, cultura e gastronomia. Para o diretor do Senai-PI, Ewerton Negri Pinheiro, o maior valor do Ecomoda é a educação. "A empresa que trabalha no verde, não entra no vermelho. É justamente isso que o Senai busca difundir, não só entre as empresas, como também nos sindicatos. Trabalhar esse tema depende de todas as pessoas, é uma questão de comportamento", diz Negri.

"O Senai-PI ainda terá espaço no Ecomoda para expor os resultados de cursos e de todas as suas linhas de atuação, principalmente na área do vestuário", ressalta a diretora de articulações da organização, Maria Luzia Fortes. O evento conta com desfiles de looks e acessórios produzidos com base no ecologicamente correto. O Ecomoda é um projeto inovador que incentiva o segmento da moda a lançar mão da trilogia design, tecnologia e ecologia. Estão envolvidas organizações de ensino, estudantes, profissionais de moda, designers, empresários, organizações não-governamentais, centros de produção, associações comunitárias e entidades de fomento ao setor de moda no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário