segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Da revista Crie: CreSceR, um projeto de educação para a sustentabilidade no Senai-PR

De acordo com as recomendações da Unesco, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve atingir a todos, com a perspectiva de educação continuada ao longo de todas as fases da vida. Desta forma, o Senai do Paraná busca praticar os cinco pilares propostos para a Educação na Sustentabilidade: ética, valorização humana, educação em conexão com a vida, parcerias com a comunidade e inovação.

Baseado nessa vertente, onde se incluem um bom ambiente de trabalho comunitário, educacional e familiar, uma equipe de colaboradores no Senai-PR vem mostrando que é possível alcançar a mudança nas atitudes individuais e coletivas. É o Projeto CreSceR = Comitê Regional de Educação na Sustentabilidade, Clima organizacional Equidade e Responsabilidade socioambiental, que, através da execução de diversas metodologias e de espaços de aprendizagem, focalizando novas abordagens educacionais, busca acompanhar os diversos desafios do comportamento sustentável e promover a verdadeira educação transformadora.

Formado por voluntários das Gerências de Inovação, Tecnologia Industrial e Educação Profissional da Diretoria de Operações do Senai-PR, a iniciativa possui uma característica ímpar de gestão auto-gerenciada, com autonomia, em rede distribuída e com atuação interdisciplinar. O CreSceR instiga ações transversais de preservação do meio ambiente, programa voluntariado, equidade de gênero, clima organizacional, eventos comemorativos e ações sociais.

Depois, uma atividade dinâmica faz com que a informação ou idéia da ação passe por um processo de reflexão, compreensão, crítica, projeção da realidade, discussão do escopo e do planejamento. O objetivo de trabalhar valores é estimular a qualidade de cada voluntário do Comitê por meio de diálogos e compartilhamento de experiências, envolvendo o número máximo de pessoas que possam ser beneficiadas. Busca-se o envolvimento de redes, facilitando o processo de comunicação e a agilidade no atendimento das metas (confira no quadro em destaque as instâncias parceiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário