segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Contaminação não: Consumidor de Palmas terá informações privilegiadas sobre alimentos saudáveis

Você já deve ter ouvido falar de alguém que passou mal por intoxicação alimentar ou ter visto o fechamento de estabelecimentos comerciais em virtude do não cumprimento de normas no manuseio dos alimentos, após fiscalização da Vigilância Sanitária. Para prevenir situações como estas por meio informações práticas e simples sobre segurança alimentar, o Senai do Tocantins, em parceria com outras organizações do Sistema S promoverá a Semana do Alimento Seguro.


As ações vão ocorrer 4 e 7 de outubro, em Palmas, por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS). A proposta vai levar informação diretamente para o consumidor, no próprio ambiente de consumo, como restaurantes e supermercados, realizando mobilizações para distribuição de cartilhas, guias e sorteio de brindes, além de palestras gratuitas.
                                
A palestra de apresentação do PAS abre o evento amanhã (4/10), às 16h30, auditório do Senac. Em seguida, serão abordadas ações do programa voltadas para o consumidor. A programação deste dia se encerra às 18h30, com a palestra Alimentação Segura, com o doutor Eneo Alves, biomédico, microbiologista, mestre e PhD em Controle Higiênico e Sanitário de Alimentos, além de consultor do PAS. As atividades de interação com o consumidor ocorrerão no Extra Supermercado, no restaurante do Sesc e na praça de alimentação do Capim Dourado Shopping.



Lançado em 1998, o PAS beneficia toda a cadeia dos alimentos, desde o campo até o consumo final. É mantido em parceria que reúne organizações como Senai e outras públicas e privadas. Um dos pontos fortes do programa é levar para dentro das indústrias ou do comércio os sistemas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). O PAS Consumidor sensibiliza a população sobre questões relacionadas à segurança de alimentos orientando sobre a escolha, transporte, armazenamento, preparo e ingestão de alimentos livres de contaminação.
Clique aqui para ver importantes dicas do doutor Bactéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário