sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Casa Aberta: De Norte a Sul do país, Senai recebe empresários, estudantes e a comunidade em geral


Mais de 360 centros de educação e tecnologia do Senai espalhados pelos 26 estados e no Distrito Federal estão com suas portas abertas para divulgar novas profissões e as oportunidades de formação profissional em indústrias, além de seus ambientes educacionais e laboratórios até esta sexta ou sábado (21 e 22/10). É o projeto Casa Aberta, que em seu terceiro ano espera receber 500 mil pessoas, principalmente jovens em busca de um futuro promissor.


As três unidades do Senai do Distrito Federal, localizadas no Gama, em Taguatinga e em Brasília, abrirão as suas portas nesta sexta, das 9h às 22h. Na programação, visitas à infraestrutura, novidades tecnológicas e as áreas de formação que movimentam a indústria local. Haverá ainda orientação profissional e troca de informações e conhecimento, visando à inserção no mercado de trabalho.

Segundo o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Lima, “esta é a grande oportunidade que a comunidade tem para conhecer, de perto, nossos cursos profissionalizantes e descobrir as atuais demandas do mercado de trabalho." Lima destaca ainda as oficinas, minicursos e demonstrações, entre outras atividades. “Essas capacitações em geral têm o poder de despertar o interesse dos participantes em determinada profissão. Um jovem pode ver uma palestra sobre sistemas de freios, por exemplo, e se apaixonar pela automobilística."

Em paralelo ao Casa Aberta, está sendo realizada etapa do Distrito Federal  da 7ª Olimpíada do Conhecimento, maior competição das Américas em educação profissional e tecnológica. Cerca de 60 alunos das três unidades do Senai fazem provas, que simulam o dia a dia do trabalho em diversas ocupações industriais.

Os visitantes podem vê-los durante as provas, desempenhando os ofícios aprendidos nas salas de aula da entidade. A Olimpíada é uma promoção do Senai, que envolve alunos da organização e do Senac, cuja final será realizada em novembro de 2012, em São Paulo. Além disso, empresas ligadas ao setor industrial montarão stands nas unidades para expor seus produtos e/ou serviços. Toda a programação é gratuita.

Competidor da Olimpíada atrai a atenção dos jovens visitantes do Casa Aberta do Senai de Taguatinga – Foto José Paulo Lacerda
Competidor da Olimpíada atrai a atenção dos jovens visitantes do Casa Aberta do Senai de Taguatinga – Foto José Paulo Lacerda

Visitação no Pará
No Pará, o Casa Aberta ocorre nas cidades de Belém, Barcarena, Castanhal, Parauapebas, Santarém, Cametá, Bragança, Canaã dos Carajás, Altamira e Paragominas. Participam das visitas monitoradas estudantes de escolas públicas e de universidades, representantes de empresas e comunidade em geral.

Eles estão conhecendo como funcionam os cursos do Senai em áreas como metalmecânica, mineração, vestuário e construção civil. Além de conferir os programas educativos, o público tem acesso gratuito a palestras, mostras tecnológicas e cursos rápidos, como também conhecem projetos de inovação desenvolvidos para o setor da indústria. O Casa Aberta 2010 levou mais de seis mil pessoas às unidades de Belém, Barcarena e Parauapebas.
Mais informações: 91 4009-4816

40 mil pessoas no Paraná
Aberto ontem (20/10), o projeto Casa Aberta deve levar mais de 40 mil pessoas as 33 unidades do Senai do Paraná que abriram suas portas. Estão sendo promovidas várias atividades de orientação aos jovens na escolha de uma profissão ou para estimular a qualificação ou requalificação de profissionais que estão no mercado. O Sesi-PR é parceiro do evento e promove atrações culturais e palestras sobre saúde e segurança no trabalho e esporte e lazer.

Veja mais fotos do Senai Casa Aberta no bit.ly/paXWzr

Nenhum comentário:

Postar um comentário